Com baixa umidade do ar, partículas finas de poluição podem afetar trato respiratório e desencadear sintomas como tosse, sangramento nasal e dor de garganta
Para o Brasil, os impactos típicos do La Niña incluem aumento de chuvas no Norte e Nordeste, tempo seco no Centro-Sul com chuvas irregulares
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cuiabá lidera o ranking, com tarifas alcançando os 41°C
Tempo seco contribui também para a má qualidade do ar, com os poluentes se concentrando nas camadas mais baixas da atmosfera.
Nesta segunda-feira (9), a coloração da água do Rio Pinheiros, em São Paulo, mudou para verde, um fenômeno causado pela presença de algas.
São Paulo, a capital paulista, alcançou índices alarmantes de poluição, posicionando-se entre as cidades com a pior qualidade do ar globalmente.
Período de estiagem chegou mais cedo e afeta regiões como a Amazônia e o Pantanal. Mudança no clima é causada por uma série de fatores, começando pelo aquecimento global.
No sábado (7), Cuiabá atingiu a marca de 42,6°C, se tornando a cidade mais quente do Brasil e registrando um novo recorde de temperatura em 2024.
A esposa de Antônio, Yone Silva, e a federação "São Paulo Fisiculturismo & Fitness" confirmaram a morte, e a entidade também emitiu uma nota de pesar.
Em meio a pior seca da história recente do país e de uma onda de calor com altas temperaturas, a umidade do ar evaporou e levou mais de 200 cidades a índices alarmantes
A umidade relativa do ar poderá ficar abaixo dos 20%, aumentando o risco de incêndios florestais e trazendo perigos à saúde da população.
A região está enfrentando um período prolongado de seca, com a última chuva registrada no Distrito Federal ocorrendo em 23 de abril.
É necessário conscientizar ainda mais a população sobre a importância da adoção de medidas de prevenção aos incêndios florestais ou em vegetação.
Fenômeno pode se prolongar e provocar temperaturas elevadas até meados da segunda quinzena do próximo mês em algumas regiões do país.
O objetivo é padronizar os alertas sobre possíveis riscos que a população piauiense pode enfrentar durante o período mais quente do ano
há coisas surpreendentes em nossas rotinas diárias que a maioria das pessoas não está ciente de que poderia prejudicar a saúde no futuro.
Ao todo, nove estados terão alguma área com 5ºC acima da média até 12 de setembro
O estudo revela que a estiagem persiste há 12 meses, e seus efeitos acumulados têm prejudicado a agropecuária brasileira.
De acordo com o próprio ministro, a capacidade total das termelétricas no país — incluindo usinas a gás natural, carvão mineral ou óleo
Alerta: nova onda de calor começará em 2 de setembro elevando as temperaturas até 5°C acima da média em diversas regiões do Brasil.
Climatempo diz que nova massa de ar quente e seco vai se estabelecer a partir de segunda (2) e período de calor deve ser prolongado
Com volta do calor, tempo deve ficar ainda mais seco. Boa parte das capitais devem ter máximas acima dos 30°C até o fim de semana.
Queimadas e tempo seco explicam as nuvens de poeira e fuligem que podem afetar a saúde da população
Ao menos seis pessoas foram presas desde a semana passada até esta terça-feira (27), sob a suspeita de atear fogo de forma criminosa.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as queimadas podem afetar a saúde ocular, aumentando as alergias respiratórias e outras infecções; veja