Embora em grande parte do Piauí predomine o tempo seco e sem chuvas, instabilidades e chuvas isoladas devem acontecer no extremo norte do estado.
Segundo o INMET, o aviso amarelo (perigo potencial) iniciado na manhã desta quarta-feira (8) segue até as 10h30 desta quinta-feira (9).
A previsão é que as chuvas continuem ocorrendo, principalmente no Norte do Piauí, até julho.
Vídeo mostra vários carros inundados, além de um veículo vermelho que foi arrastado pela força das águas na Avenida Elias João Tajra
As chuvas intensas na região vêm causando o aumento dos níveis de água dos rios que banham os municípios litorâneos e da Lagoa do Portinho
Para Teresina, o boletim informa que o céu estará parcialmente nublado com chuva à tarde ou à noite.
São esperadas chuvas expressivas no norte, centro-norte e parte do sudeste, atingindo municípios como Luís Correia, Teresina, Oeiras e Picos.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), devido às chuvas na região de Parnaíba, as águas da lagoa do Portinho invadiram o leito carroçavel em ambos os sentidos
Estado ficará parcialmente nublado, com chuvas e trovoadas na região Norte e Centro-Norte e chuvas isoladas no Sudeste e Sudoeste.
Do total de famílias, 719 estão em residências de familiares e 57 estão em abrigos cedidos Prefeitura de Teresina para receber as pessoas em situação de desabrigo.
Em categorias diferentes, os alertas meteorológicos antecipados auxiliam Defesa Civil e cidadãos na prevenção de acidentes
Dois avisos para riscos de temporais foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) nesta segunda-feira (28)
A previsão para os próximos dias é de mais chuvas, em razão da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que conjugada com a termodinâmica e a umidade no território piauiense
De acordo com o alerta, as chuvas variam entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm e com ventos intensos (60-100 km/h).
Para Teresina e outros municípios situados mais ao Norte do Piauí, o Inmet emitiu alerta de perigo, podendo haver temporais, com chuva entre 30 e 60 mm/h
As condições meteorológicas favorecem grande volume de chuva, além de raios e ventos mais fortes, principalmente na região centro-norte.
Apesar de março e abril serem meses chuvosos, a previsão é que seja abaixo da média climatológica na região Norte.
O alerta laranja (Perigo) cobre parte da região Norte, abrangendo 58 municípios, entre eles Teresina e Luis Correia.
A expectativa é que entre esta sexta-feira (18) e o sábado (19) a chuva forte se concentre principalmente no centro-norte e sudoeste piauiense.
Estão previstas precipitações com volumes entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h), segundo o Inmet
A área de alerta de Perigo Potencial compreende 74 municípios localizados próximos à divisa com os estados do Maranhão, Tocantins e Bahia.
A previsão para esta semana é de mais precipitações, principalmente na região sudoeste do Piauí, com ocorrrências mais intensas ao sul do estado.
Nesta sexta-feira (28), o tempo permanece nublado em Teresina e pode chover a qualquer hora. Segundo os dados da Semar, a temperatura máxima será de 30ºC.
O período chuvoso continua, mas de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), por meio da Gerência de Hidrometeorologia, a previsão é de chuvas dentro da média esperada.
A previsão, de acordo com o boletim meteorológico da Semar, é que as precipitações devem ocorrer de forma isolada e de fraca intensidade pelos próximos dois dias,