3 formas simples de diminuir glicose no sangue e colesterol ruim

Assim como outros problemas de saúde, ter bons hábitos alimentares interfere diretamente no diagnóstico de colesterol alto

Hábitos simples podem ajudar a controlar o colesterol | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Assim como outros problemas de saúde, ter maus hábitos alimentares interfere diretamente no diagnóstico de colesterol alto. Alimentos embutidos, sem valor nutricional e processados, comuns na alimentação de muita gente, segundo a medicina possuem ligação direta com o aumento dos casos da doença.

Por outro lado, enquanto alguns alimentos representam um maior risco de ter colesterol alto, outros podem funcionar como aliados na prevenção e combate a essa doença. Uma dieta saudável e equilibrada contribui de forma significativa para reduzir a gordura no sangue. Sobre isso, existem algumas bebidas, segundo a literatura médica que, combinadas com uma alimentação e estilo de vida saudável, são benéficas.

Chá de hibisco

Os benefícios do chá de hibisco são muitos e ele já se tornou o queridinho de muita gente. E seu consumo regular é capaz de reduzir as gorduras no sangue em pessoas com diabetes. Isso foi o que revelou um artigo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine em 2009. O chá é feito com as flores da planta hibisco.

Chá verde

O chá verde também é um aliado da saúde, ele é capaz de reduzir a lipoproteína de baixa densidade, ou colesterol ruim, bem como o colesterol total. Essa lipoproteína pode aderir à parede dos vasos sanguíneos e se acumular, estreitando o interior dos vasos e ocasionando riscos à saúde. Já a lipoproteína de alta densidade, conhecida como colesterol bom, absorve o colesterol e o leva de volta ao fígado para ser removido do corpo.

Erva-mate

Da mesma forma que o chá verde, a erva-mate também consegue diminuir o colesterol ruim da lipoproteína de baixa densidade, o que contribui para melhorar os lipídios séricos. Pesquisa publicada na revista Nutricion Hospitalaria, em 2019, fez uma análise dos benefícios do consumo de erva-mate na quantidade de gordura no sangue, usando como base 119 mulheres com excesso de peso.

De acordo com os estudiosos, os resultados mais positivos foram entre quem combinou a bebida com uma dieta saudável. No entanto, quem manteve sua alimentação habitual também conseguiu  uma redução no colesterol. Mas é necessário que se consuma em horário certo, especialmente pela manhã, já que tanto o chá verde quanto a erva-mate são ricos em cafeína e podem atrapalhar o sono.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES