A hipertensão, ou pressão alta como é conhecida popularmente, é um problema que, se não for tratado, pode se agravar e ainda contribuir para o aumento do risco de contrair outras doenças também graves. A insuficiência renal, o infarto e o AVC são algumas das consequências que podem vir com a hipertensão.
Para controlar esse problema e evitar complicações, é recomendado que se busque um estilo de vida saudável, com uma alimentação balanceada, prática regular de atividades físicas e controle do estresse. Para ajudar, trouxemos algumas atitudes que podem ser tomadas e que vão ajudar a manter o controle da pressão arterial em casa. É importante ainda que se saiba da importância do acompanhamento de um profissional para que ele faça um acompanhamento regular.
Controle do peso e alimentação balanceada
Mantenha o controle do peso é fundamental para manter a pressão arterial em níveis saudáveis. O sobrepeso é um dos principais fatores que provocam a hipertensão. Especialistas explicam que o peso extra força o coração a se esforçar mais do que o de costume para bombear o sangue, o que contribui para a sobrecarga do músculo cardíaco.
Adotar uma alimentação balanceada e saudável também é fundamental para evitar a hipertensão. Apostar é uma dieta rica em frutas, grãos integrais, vegetais e proteínas magras contribui para baixar a pressão arterial. Os alimentos que são fontes de potássio contribuem para a eliminar o sódio pelo organismo, ajudam a diminuir a retenção líquida e a pressão arterial.
Consumo de sal
É de conhecimento de todos que o excesso de sal não faz bem para a saúde. O sódio presente neste ingrediente tem como uma de suas consequências a retenção de líquidos e o aumento da pressão arterial. Diante disso, que luta contra a hipertensão precisa reduzir o sal em suas refeições, além de substituí-lo por outros temperos naturais.
Atividade física
Quem sofre com hipertensão não pode deixar de praticar atividade física com regularidade, isso ajuda a evitar o sobrepeso e ainda a regular a pressão arterial. Ao fazer exercícios, o corpo libera substâncias que dilatam os vasos sanguíneos, fator que contribui para a redução da pressão. Essa é uma prática que pode ser feita em casa, por quem não tem muito tempo de buscar isso em outros espaços.