O controle da pressão arterial pode ser feito com o uso de medicamentos, mas, além disso, existem outros aliados que podem ajudar. Além de uma alimentação equilibrada e da prática regular de atividade física, existem alguns chás que são importantes aliados contra a hipertensão arterial. Vamos citar alguns para ajudar quem sofre com esse problema.
O chá verde é um deles. Ele é rico em antioxidantes, principalmente catequinas, que têm a capacidade de dilatar os vasos sanguíneos, contribuindo assim para a redução da pressão arterial. Sua eficácia na redução da pressão arterial foi mostrada em estudo científico publicado no Journal of the American College of Nutrition.
O chá de hibisco também é um aliado contra a hipertensão. Ele é rico em antocianinas, antioxidantes que estão relacionados com redução da pressão arterial. O Journal of Hypertension publicou estudos que comprovam os efeitos significativos do chá em adultos pré-hipertensos e hipertensos, o que faz dele uma escolha saudável para quem quer manter a pressão arterial sob controle.
Chá de alho
As propriedades medicinais do alho são conhecidas há séculos e, além de muitas receitas, ele também pode ser transformado em chá. Um estudo publicado na revista Maturitas, revela que consumir chá de alho pode levar a uma queda modesta, mas significativa, da pressão arterial. É uma opção natural e acessível para quem busca melhorar a saúde cardiovascular.
Chá de erva-cidreira
Além de suas propriedades calmantes, a erva-cidreira também traz benefícios para a pressão arterial, tendo efeitos leves sobre ela, principalmente em situações de estresse agudo. Esse chá é uma boa escolha para pessoas que buscam uma forma relaxante de manter a pressão arterial controlada.
Chá de gengibre
As propriedades anti-inflamatórias do gengibre já são conhecidas. Mas, além delas, o chá de gengibre pode contribuir para o relaxamento dos músculos que circundam os vasos sanguíneos, e isso contribui para a redução da pressão arterial. Uma xícara dessa infusão perfumada não apenas acalma os sentidos, mas também apoia a saúde cardiovascular.