5 transtornos alimentares que talvez você não conheça - 1 ANOREXIA NERVOSA

Estima-se que a prevalência aproximada mundial dos TAs seja em torno de 1% da população, e o principal grupo acometido é composto por mulheres jovens. - 1 ANOREXIA NERVOSA

Slide 2 de 6

1 ANOREXIA NERVOSA

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Dentro dos quadros psiquiátricos, a anorexia é o que tem maior letalidade, já que se configura por um emagrecimento que pode levar à morte. Acontece principalmente em meninas jovens, entre 13 e 15 anos, mas também pode ocorrer posteriormente em outras fases da vida. Também, tem-se reportado dados para que se tenha maior atenção com o público LGBT, que pode ser considerada uma população com maior vulnerabilidade, devido à preocupação em relação aos padrões físicos, culto ao corpo e excelente forma física.

Caracteriza-se por um pensamento de que você precisa perder peso, já que a comida se torna uma ameaça. Ao longo da evolução da doença ficar sem comer é o principal objetivo de vida. Neste caminho de adoecimento, alguns podem inicialmente avaliar que a pessoa está extremamente “focada”, conseguindo seguir uma “dieta” e isto ser fortemente incentivado por familiares e pelo meio social.

Em sua maioria, pessoas que sofrem com a anorexia nervosa não percebem o problema e é preciso que as que estão ao seu entorno consigam a conduzir para uma ajuda especializada.

É importante que a sociedade aprenda a não incentivar dietas e a cultura de um padrão de corpo, ou mesmo associar que o valor está em ser magro. Famílias precisam ficar atentas quando jovens mudam suas escolhas alimentares, as restringindo cada vez mais, ou assumindo uma rigidez que os impede de ter outros interesses além de comida, corpo e prática de exercícios para perder “o que comeu”.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES