6 atitudes para reduzir o colesterol ruim e evitar doenças crônicas

O colesterol elevado está relacionado a doenças cardiovasculares que aparecem entre as principais causas de mortes no mundo

Seguir um estilo de vida saudável ajuda a reduzir o colesterol ruim | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Apesar de sua fama ruim, o colesterol é importante para o bom funcionamento do organismo. Ele está presente na estrutura das células, na produção das membranas celulares, em alguns hormônios e vitaminas, além de formar ácidos biliares que atuam na digestão. Ele passa a ser um problema quando existe o excesso da partícula LDL–colesterol (conhecida popularmente como colesterol ruim) no organismo e do tipo de gordura ingerida. 

O colesterol elevado está relacionado a doenças cardiovasculares que aparecem entre as principais causas de mortes no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, todos os anos, cerca de 360 mil brasileiros vão a óbito em decorrência dessas doenças. Para se manter longe desse colesterol ruim, algumas atitudes podem ajudar. 

Alimentação saudável

Para se manter longe desse colesterol, o ideal é ter uma alimentação saudável, baseada em alimentos in natura ou minimamente processados, sem excessos de gorduras saturadas (originadas da gordura de produtos animais) e evitar o consumo de alimentos ultraprocessados. O ideal é acrescentar na dieta alimentos ricos em fibras, como vegetais, frutas, grãos integrais e leguminosas, além de priorizar gorduras saudáveis.

Exercícios físicos regulares

A prática de atividade física ajuda a melhorar a saúde de modo geral e uma das consequências positivas desse hábito é a redução do colesterol ruim. A pessoa pode aderir a atividades aeróbicas como corrida, caminhada, natação, ciclismo, dentre outros. Além disso, o indivíduo também pode praticar treinos de resistência, como a musculação.

Controle do peso corporal

Manter o controle do peso corporal também é fundamental nesse processo e, para isso, é necessário abandonar o comportamento sedentário, que também é prejudicial à saúde e interfere nos níveis de colesterol ruim; aderir à pratica de atividade física e ainda priorizar uma dieta saudável e equilibrada.

Tabagismo, álcool e estresse

Outros hábitos que precisam ser abandonados é o do consumo de bebidas alcoólicas de forma exagerada e o cigarro, dois fatores que contribuem para manter os níveis de LDL elevados. Além disso, é importante reduzir o estresse. Práticas como meditação, ioga ou hobbies relaxantes podem contribuir.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES