Para manter um sistema imunológico fortalecido é importante seguir uma alimentação rica em nutrientes, priorizando alimentos saudáveis. Isso ajuda a evitar gripes e resfriados, além de sinusite, rinite, crises de asma, bronquite, entre outras. A nutricionista Paola Abreu ressalta que esse é o principal caminho para se manter longe destes problemas.
A profissional cita alguns alimentos que são importantes nesse processo, mas acrescenta que, além de uma alimentação saudável, é necessário ainda praticar atividade física regularmente, evitar estresse excessivo e dormir bem. "Combinando essas medidas saudáveis com uma alimentação balanceada, é possível fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de doenças", ela aponta.
Alimentos
O primeiro alimento citado por Paola são as frutas cítricas, como laranjas, tangerinas, limões, dentre outras também ricas em vitamina C, que é conhecida por ajudar a fortalecer a imunidade. "A vitamina C auxilia na produção de células de defesa e estimula e estímulo de anticorpos, ajudando a combater infecções."
O açafrão, ou cúrcuma, também é um importante aliado, por conter a curcumina, que possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que contribuem para o fortalecimento da imunidade, reduzindo a inflamação e combatendo radicais livres. "Para melhorar sua absorção, é recomendado o consumo junto com a pimenta-do-reino ou alimentos gordurosos. Pode ser utilizado como tempero no arroz ou frango, por exemplo", sugere a profissional.
Outro importante alimento para fortalecimento do sistema imunológico é a aveia. Este alimentos possui características benéficas para a saúde, como a alta quantidade de fibras. Além disso, segundo Paola, a aveia possui vitaminas, antioxidantes e minerais que fortalecem a imunidade. "Sua ação anti-inflamatória também pode ser útil para promover uma resposta imunológica saudável."
Proteínas
As proteínas animal e vegetal também podem ajudar a turbinar o sistema imunológico. Seu consumo adequado é importante para a saúde e funcionamento do sistema imunológico, por disponibilizar os aminoácidos que o corpo precisa para produzir célulaa imunológicas e anticorpos. "A deficiência de proteínas pode enfraquecer o sistema imunológico e aumentar a suscetibilidade a doenças. Além disso, elas ajudam a regular a resposta inflamatória", explica a profissional.
Além destes, existem ainda o gengibre, conhecido por aliviar os sintomas de resfriados e gripes; os vegetais verde-escuros, como espinafre, couve e brócolis, que são riscos em nutrientes e vitaminas; o iogurte probiótico; as castanhas e sementes, como amêndoas, nozes e sementes, como chia e linhaça, e o alho, que possui propriedades antimicrobianas e antivirais.