Açúcar pode causar problema nos rins? Entenda

Enquanto algumas pessoas tentam eliminar o açúcar de suas refeições, outras não abrem mão de usá-lo sempre que é possível, mas é preciso cuidado

O açúcar pode ser prejudicial para os rins, revela estudo | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Enquanto algumas pessoas tentam eliminar o açúcar de suas refeições, outras não abrem mão de usá-lo sempre que é possível. O problema é que, como já se sabe há um bom tempo, o excesso de açúcar não faz bem à saúde. Para se somar a isso, um estudo recente revelou que uma dieta rica em açúcares adicionais pode contribuir para o desenvolvimento de pedra nos rins.

Essa descoberta é resultado de estudos realizados por um grupo de pesquisadores formado por seis chineses: Shan Yin, Zhenzhen Yang, Pingyu Zhu, Zhongbo Du, Xiaodong Yu e Tielong Tang, e pelo estudioso sueco Yan Borné. Para esse estudo, foram usados dados do NHANES (National Health and Nutrition Examination Survey) de 2007 a 2018.

Foram acrescidas proporções ponderadas, análise de regressão logística multivariada e regressão logística estratificada, através das quais foi detectado que há uma interligação entre açúcares adicionados e cálculos renais. O que ajustou os potenciais fatores de confusão. A experiência se deu com mais de 28.000 pessoas adultas dos Estados Unidos. 

Primeiro estudo

Durante o estudo, as pessoas que ingeriram mais energia de açúcares adicionados tiveram em média 39% mais chances de apresentar pedras nos rins quando comparadas com aquelas que ingeriram pouca quantidade de açúcares adicionados. “Esse é o primeiro estudo a relatar uma associação entre o consumo de açúcar adicionado e pedras nos rins. Isso sugere que limitar a ingestão de açúcar adicionado pode ajudar a prevenir a formação de cálculos renais”, disse a nefrologista Caroline Reigada.

A médica lembrou ainda que o açúcar também pode levar a pessoa a desenvolver diabetes, que é uma das principais causas de insuficiência renal. “Esse estudo serve como um grande conjunto de dados com boa credibilidade e inclui um grupo relativamente representativo de pessoas nos Estados Unidos. Desse ponto de vista, o estudo tem importância. Afinal, ele documenta o que temos dito aos pacientes para evitar esse tipo de adição de açúcar”, concluiu a nefrologista.

Prejuízos do excesso de açúcar

Estudos mostram que o consumo excessivo de açúcar está relacionado ao ganho de peso, à obesidade, ao diabetes tipo 2, às doenças cardiovasculares e à cárie dentária. No Brasil, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2017-2018), 85,4% da população adiciona açúcar a alimentos e bebidas. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES