Azitromicina: para que serve, como tomar e quais as contraindicações
- Azitromicina x coronavírus
Esse antibiótico trata diferentes bactérias, mas não funciona contra a Covid. Conheça a azitromicina, dos benefícios às reações adversas
- Azitromicina x coronavírus
A azitromicina é um antibiótico muito utilizado pelos médicos para o tratamento da pneumonia causada por bactérias, mas não possui nenhuma ação contra vírus, inclusive o coronavírus.
No entanto, a COVID-19 pode causar pneumonia viral e, em casos graves, facilitar a entrada de bactérias nos pulmões causando pneumonia bacteriana e, por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS), somente recomenda o uso de antibióticos se a pessoa tiver uma infecção bacteriana. Além disso, a OMS não recomenda o uso de antibiótico para profilaxia de pneumonia bacteriana em pessoas com a COVID-19 leve ou moderada, a menos que haja sinais e sintomas de infecção bacteriana [1,2].
Dois estudos realizados no Reino Unido [3,4], em pacientes com COVID-19, mostraram que a azitromicina não reduz o tempo de recuperação ou o risco de hospitalização e que, no caso de pacientes hospitalizados, a azitromicina só deve ser usada em casos de infecção bacteriana. Além disso, o uso inadequado de antibióticos durante a pandemia pode causar aumento da resistência antimicrobiana.
Ainda assim, mais estudos estão sendo feitos para entender a real eficácia da azitromicina contra o novo coronavírus, assim como identificar seus efeitos a longo prazo. Saiba mais sobre os remédios que estão sendo estudados contra o novo coronavírus.