Azitromicina: para que serve, como tomar e quais as contraindicações - Como usar

Esse antibiótico trata diferentes bactérias, mas não funciona contra a Covid. Conheça a azitromicina, dos benefícios às reações adversas - Como usar

Slide 4 de 7
Avalie a matéria:

Como usar

A posologia da azitromicina depende da idade e da gravidade da infecção. Assim:

Uso em adultos: para o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis causadas por Chlamydia trachomatis, Haemophilus ducreyi ou Neisseria gonorrhoeae, a dose recomendada é de 1000 mg, em dose única, via oral.

Para todas as outras indicações, a dose total de 1500 mg deve ser administrada em doses diárias de 500 mg, durante 3 dias. Alternativamente, a mesma dose total pode ser administrada durante 5 dias, em dose única de 500 mg no 1º dia e 250 mg, 1 vez ao dia, do 2º ao 5º dia.

Uso em crianças: geralmente, a dose total em crianças é de 30 mg/kg, administrada em dose única diária de 10 mg/kg, durante 3 dias, ou a mesma dose total pode ser administrada durante 5 dias, em dose única de 10 mg/kg no 1º dia e 5 mg/kg, 1 vez ao dia, do 2º ao 5º dia. Alternativamente, para o tratamento de crianças com otite média aguda, pode administrar-se uma dose única de 30 mg/kg. Não se deve exceder a dose diária de 500 mg.

Em alguns casos, o médico pode alterar a posologia da azitromicina em crianças e adultos. É importante que o antibiótico seja utilizado conforme orientação do médico, não devendo ser suspenso sem que haja indicação, pois pode levar à resistência bacteriana e complicações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES