Conheça 4 sintomas de câncer de intestino em jovens, segundo estudo

A incidência dessa forma de câncer entre os jovens está em ascensão globalmente, segundo o American Cancer Society (ACS)

20% das pessoas diagnosticadas com o câncer de intestino entre 2008 e 2015 tinham menos de 50 anos | Reprodução: Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um novo estudo realizado pela Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, trouxe à tona quatro sintomas cruciais de câncer de intestino que podem se manifestar meses antes do diagnóstico em indivíduos com menos de 50 anos. Segundo uma pesquisa conduzida pela American Cancer Society (ACS), a incidência dessa forma de câncer entre os jovens está em ascensão globalmente.

No Brasil, embora haja uma carência de dados específicos sobre a doença nessa faixa etária, um levantamento do A.C. Camargo Cancer Center revelou que 20% das pessoas diagnosticadas com o câncer de intestino entre 2008 e 2015 tinham menos de 50 anos. Os sintomas desse tumor, porém, podem não ser tão perceptíveis ou específicos, se confundindo com os efeitos de úlceras, hemorróidas e outras doenças do aparelho digestivo. Dessa maneira, sempre que for reconhecido algum indício, é importante procurar um médico e investigar.

Conheça a seguir possíveis sinais desse problema oncológico, segundo o estudo.

  1. dor abdominal intensa
  2. sangramento retal
  3. diarreia persistente
  4. anemia ferropriva (causada por deficiência de ferro)

Os pesquisadores afirmaram que os pacientes provavelmente experimentariam pelo menos um desses sintomas entre três meses e dois anos antes do diagnóstico. Descobriu-se que apresentar apenas um dos sintomas aumentava quase que o dobro do risco de câncer de intestino. Aqueles que apresentavam dois sintomas tinham mais de 3,5 vezes o risco, enquanto três ou mais sintomas aumentavam o risco em mais de 6,5 vezes. 

Os especialistas acreditam que estar ciente desses sintomas de alerta pode contribuir para a detecção precoce e diagnóstico em adultos jovens, especialmente considerando que pessoas com menos de 50 anos geralmente são consideradas de baixo risco e não realizam exames regulares de rastreamento de câncer colorretal. O estudo, publicado no Journal of the National Cancer Institute, analisou dados de mais de 5.000 pacientes diagnosticados com câncer de intestino em estágio inicial.

Atualmente, recomenda-se o rastreamento do câncer de intestino a partir dos 45 anos, uma mudança recente em relação à idade anteriormente recomendada de 50 anos. No entanto, em casos de histórico familiar da doença, é aconselhável iniciar o rastreamento mais cedo. É necessário ressaltar que, nos estágios iniciais da doença, é incomum a manifestação de sintomas, destacando a importância dos exames preventivos para a detecção precoce. Os sinais e sintomas do câncer de intestino geralmente surgem quando o tumor já está avançado, incluindo dor de estômago frequente, alterações nos hábitos intestinais (constipação ou diarreia), presença de sangue nas fezes, fraqueza e fezes escuras ou pretas.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES