Conheça 5 técnicas que ajudam a acalmar a ansiedade

Controlar uma crise de ansiedade não costuma ser uma tarefa fácil para quem sofre com este problema, mas algumas técnicas podem ajudar

Yoga ajuda a controlar a ansiedade | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Controlar uma crise de ansiedade não costuma ser uma tarefa fácil para quem sofre com este problema. Os sintomas físicos incomodam e algumas pessoas chegam a confundí-los com outros problemas como ataque cardíaco, por exemplo, devido às palpitações. Nestes casos, o mais indicado é procurar ajuda profissional. Além disso, existem algumas técnicas que podem ajudar. 

Umas delas é o mindfulness, que é uma técnica que envolve a prática de estar presente e consciente dos pensamentos e sentimentos. Essa prática ajuda a acalmar a mente, o que contribui para diminuir a ansiedade e o estresse. Praticar regularmente o mindfulness, segundo a especialista Fernanda Miguez, ajuda a melhorar a saúde mental e aumentar a sensação de bem-estar. 

Fazer exercícios de respiração também é um grande aliado nesse processo. Essa é uma técnica simples, que consistem em exercícios para respirar profundamente e controlar a respiração, o que reduz a ansiedade. O especialista em Yoga e meditação, Fabiano Benassi, explica que a respiração consciente interfere nos nossos sistemas cardíaco e nervoso, contribuindo para mudarmos nossas emoções, o que faz com quem relaxemos e controlemos a ansiedade.

E por falar em exercícios de respiração, a Yoga pode ajudar muito quem sofre com ansiedade, já que essa prática possui muitas sequências e posturas e técnicas de respiração conhecidas como  pranayama, o que proporciona relaxamento. Na verdade, a prática de atividades físicas de forma geral ajuda nesse processo de manter-se relaxado.

A aromaterapia é outra técnica que pode ser aliada de quem sofre com ansiedade. Essa prática pode ser usada como complemento do tratamento contra ansiedade. Solange Lima explica que o perfume dos óleos essenciais atua no nosso sistema límbico, que é o responsável pelos comportamentos e emoções. Os óleos extraídos de flores costumam possuir propriedades calmantes.

E, por último, a outra dica é a meditação. Esta prática pode proporcionar inúmeros benefícios ao ansioso. A terapeuta holística Regina Restelli, em matéria do Personare, explica que aos poucos a meditação causa em nossa mente um sentimento de bem-estar que acaba atingindo o sistema nervoso central, e chegando aos corpo na sua totalidade.  

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES