Covid-19: saiba quais são os sabores mais afetados pela perda de paladar
- Comprometimento da degustação
Estudo brasileiro comparou a perda de sensibilidade do paladar humano em pacientes infectados pelo Sars-CoV-2 com indivíduos que têm outras síndromes respiratórias
- Comprometimento da degustação
No total, 166 pacientes adultos participaram da pesquisa: 85 infectados com Covid-19, dos quais 71% relataram comprometimento significativo de gustação, e 81 diagnosticados com outras síndromes respiratórias, dos quais 15% registraram disfunção do paladar. Os pesquisadores notaram também uma diferença de tempo: o primeiro grupo apresentou a deficiência por, em média, 6 dias, enquanto esse número caiu para 3 dias no segundo grupo.
Os dados foram coletados por questionários online entre março e abril de 2020. Além de constatar se houve ou não perda de paladar, foi possível investigar quais dos cinco tipos de gosto foram mais afetados pela falta de sensibilidade. Doce foi representado por açúcar e sorvete, salgado foi descrito por carnes e batata frita, azedo correspondia a frutas e refrigerantes, amargo se relacionava a espinafre e rúcula e, por fim, umami estava associado a queijo e molho de soja (shoyu). Veja o resultado a seguir: