É comum para quem pratica atividades atividade de força e explosão fazer uso da creatina. Esse suplemento é bastante consumido por quem faz a academia, com a promessa de que melhora os resultados dos treinos. Mas será que realmente a creatina ajuda a ter um melhor desempenho em atividades físicas?
O que é a Creatina?
A creatina é uma substância produzida naturalmente pelo organismo (pelo fígado, rins e pâncreas), sendo formada por três aminoácidos: glicina, metionina e arginina. Ela serve como fonte de produção de energia para as células musculares de modo que melhora a força e o tônus muscular.
Em média, nosso corpo produz cerca de 1 grama de creatina por dia, enquanto outro grama é obtido através da nossa alimentação.
Você pode encontrar a creatina em carnes, peixes, frango, ovo, frutos do mar, leite e derivados.
Como a creatina age no organismo?
A creatina é uma substância que atua como uma das principais fontes de energia para células, principalmente na execução de atividades pesadas ou com alta intensidade. Eleva as reservas de fosfocreatina – molécula importante no armazenamento de energia para o músculo esquelético – e auxilia o organismo na produção e manutenção de moléculas de alta energia, denominadas Adenosina Trifosfato (ATP).
O consumo a longo prazo da creatina é seguro, conforme estudo publicado pelo Centro Universitário de Brasília, principalmente em relação ao desempenho muscular. Somente seu uso incorreto e abusivo pode prejudicar a função renal, provocar cãibras, disfunções hepáticas e desidratação, por exemplo.
Creatina antes ou após o treino?
Como a creatina é uma substâcia que atua na geração de energia das células musculares, quem toma antes dos treinos ajuda no aumento da força e disposição para as atividades físicas. Assim é possível aumentar a carga de treinos para um maior desempenho físico.
Mas ele também pode ser usado após o treino, nesse caso ele atua na recuperação e construção muscular.
Então você pode usar tanto antes (para maior desempenhos das atividades físicas) ou após para recuperação dos músculos.