Considerado um dos órgãos mais importantes do corpo humano, o fígado precisa de cuidados para continuar desempenhando suas funções. Um deles é com a alimentação, sendo necessário que se evite alimentos ricos em calorias, gorduras e açúcares. Para ajudar a identificar quais alimentos devem ser retirados da dieta, trouxemos uma lista com os mais prejudiciais ao fígado.
O primeiro deles são os alimentos preparados em restaurantes de fast food, que são ricos em gorduras trans e outros ingredientes adicionados para aumentar a durabilidade. Essas gorduras, quando consumidas em grandes quantidades, podem se acumular no fígado, sobrecarregando o órgão e podendo originar doenças hepáticas.
Sal e açúcar
Alimentos ricos em açúcar e em sal também devem ser cortados da sua dieta. No caso dos alimentos açucarados, como as sobremesas, eles trazem grandes prejuízos ao fígado, pois o órgãos transforma os carboidratos ingeridos em gordura e a armazena. Isso faz com quem aumente o risco de doenças hepáticas, como o fígado gorduroso. Da mesma forma, o sal, que é rico em sódio, pode causar a mesma patologia. Por isso, é necessário sempre estar atento à quantidade de sódio presente em cada alimento.
Álcool
É de conhecimento da maioria das pessoas que o álcool é uma das substanciais mais prejudiciais ao fígado. Além de prejudicar a absorção adequada de nutrientes, o álcool danifica o tecido hepático, o que contribui para que se acumule gordura no órgão, além de evitar problemas como hepatite e cirrose. Portanto, para manter a saúde do seu fígado é essencial que o consumo de álcool em excesso seja evitado.
Carne vermelha
Alimentos como a carne vermelha, que são grandes fontes de proteínas, podem sobrecarregar o funcionamento do fígado por ser de difícil processamento e de lenta digestão. Além disso, tem o fato de a carne vermelha possuir um alto teor de gordura e, quando ingerida de forma excessiva, pode se acumular no órgão, prejudicando seu bom funcionamento. O ideal é que ela seja substituída por carnes mais magras.
Refrigerantes
Não é segredo para ninguém que os refrigerantes são prejudiciais à saúde em vários níveis e com a saúde do fígado não é diferente. As bebidas ricas em frutose ou xarope de milho, como os refrigerantes, podem trazer muitos prejuízos ao fígado, por possuírem um alto teor de carboidratos. Já a frutose pode aumentar o risco de infecções no órgão.