Será que é possível prevenir a enxaqueca evitando certo tipo de alimentos? Possivelmente, embora não existam evidências suficientes para apoiar a ideia de que alimentos específicos podem provocar uma crise. No caso do chocolate, por exemplo, existem estudos que dizem que este pode ser um problema e outros que mostram que ele até pode ajudar a combater a dor.
Além disso, mesmo que seja reativa a certos alimentos, pode ser muito difícil descobrir quais são os seus gatilhos específicos. Até porque a enxaqueca pode surgir horas depois de ter ingerido um alimento. Neste sentido, como é que podemos afirmar que não foi outra coisa que a desencadeou (como o stress ou o clima)?
Existem alguns estudos que sugerem que a dieta cetogénica (que se concentra em alimentos ricos de gordura / baixo teor de hidratos de carbono) pode prevenir enxaquecas. De acordo com um estudo com 96 pessoas, aqueles que seguiram esta dieta tiveram enxaquecas menos frequentes. A médica Natbony diz que embora existam evidências limitadas, é plausível que esta dieta possa ajudar.Outra solução é comer mais alimentos ricos em Ómega-3 e menos em Ómega-6, reduzindo assim a inflamação no corpo.