A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez uma grande pressão no governo chinês nos últimos dias sobre a nova epidemia que assola o país. Por sua vez, as autoridades locais esclareceram que o surto de doença respiratória no país está sendo provocado por Mycoplasma pneumoniae, que causa um tipo comum de pneumonia bacteriana em crianças.
Ainda em resposta à OMS, o governo chinês disse que não houve detecção de nenhum novo patógeno fora do usual nem sintomas clínicos inesperados. O alerta sobre uma pneumonia até então não identificada foi obtido pelo serviço ProMED, um portal de monitoramento de doenças.
O surto de casos foi registrado em diferentes localidades, como a cidade de Pequim e Liaoning, que fica a quase 800 km de distância uma da outra. Além disso, como noticiado anteriormente pelo Meio Norte, houve hospitais sobrecarregados de crianças doentes.
A China, desde outubro, diz ter aperfeiçoado a vigilância de doenças respiratórias, cobrindo um grande parte de vírus e bactérias, incluindo pela primeira vez a Mycoplasma pneumoniae. Segundo a OMS, essa nova prática pode ter contribuído para o aumento exacerbado na detecção de doenças em crianças.
O que explica a epidemia?
De acordo com os responsáveis de saúde do país, a incidência de doenças respiratórias, nos últimos três anos, diminuiu devido às medidas de prevenção e controle da pandemia de Covid-19. No entanto, esta situação pode ter levado a uma imunidade pouco desenvolvida, especialmente nas crianças.
E com o fim das restrições rígidas da covid-19 no país, tais vírus e bactérias encontraram brechas para se espalhar mais livremente. Portanto, especialistas acreditam que o número de infecções por Mycoplasma pneumoniae este ano poderá aumentar significativamente em comparação com os três anos anteriores.
O que é Mycoplasma pneumoniae?
A Mycoplasma pneumoniae é uma das menores bactérias conhecidas, causadora da pneumonia por Mycoplasma, um tipo de pneumonia bacteriana. A infecção é frequentemente vista em cenários comunitários de contato próximo, como escolas, bases militares, universidades, asilo e hospitais.
O Mycoplasma pneumoniae se espalha principalmente por meio de gotículas respiratórias, como secreções durante tosse, espirro e coriza. Essa pneumonia é também chamada de pneumonia atípica porque os sintomas são diferentes daqueles da pneumonia causada por outras bactérias comuns.
Sintomas
Os sintomas costumam ser leves e aparecem ao longo de 1 a 3 semanas. A maioria das pessoas apresenta sintomas de infecção do trato respiratório superior, como:
- febre
- tosse
- dor de garganta
- congestão nasal
- coriza
Um pequeno número de casos pode desenvolver um quadro mais grave, com febre alta repetida e tosse intensa. A OMS recomendou que as pessoas na China reforcem as medidas preventivas, como higiene das mãos e uso de máscaras. Atualmente, não existe vacina específica disponível para a prevenção da infecção.