A alimentação nos finais de semana pode prejudicar o processo de emagrecimento, principalmente quando há excessos ou escolhas alimentares de baixa qualidade. Esses deslizes podem comprometer todo o esforço, a disciplina e a organização da dieta realizada durante a semana.
Segundo a nutricionista Cris Perroni, em um texto publicado no Eu Atleta, fazer um planejamento alimentar com déficit calórico de segunda a sexta-feira não é suficiente para alcançar uma redução significativa de peso, especialmente se os cuidados com a alimentação não forem mantidos durante o fim de semana.
Ela explica que, nesse caso, é possível que a pessoa perca menos peso do que o esperado ou até consiga apenas manter o peso atual. Durante a semana, é mais fácil planejar a alimentação e as rotinas de treino, criando um "desiquilíbrio na balança" ao reduzir a ingestão calórica e aumentar o gasto energético com exercícios físicos.
Como conciliar o fim de semana e a alimentação saudável
Seguir o planejamento alimentar durante o fim de semana pode ser um grande desafio, especialmente quando é preciso conciliar com compromissos familiares, encontros com amigos e eventos sociais. No entanto, é possível fazer ajustes na dieta e negociar esses momentos.
Limitar o consumo de bebidas alcoólicas e aprender a fazer escolhas mais conscientes no cardápio, com trocas inteligentes, pode ajudar a manter o equilíbrio. Existem estratégias de negociação personalizadas para cada pessoa, levando em conta seu estilo de vida, objetivos, prática de exercícios e hábitos alimentares.
Uma opção é negociar uma refeição livre, mas sem liberar o dia todo, ou limitar a quantidade de bebida alcoólica, trocando, por exemplo, por um acompanhamento mais saudável no prato. Também é possível substituir a sobremesa por uma bebida alcoólica ou contabilizar o álcool dentro do planejamento da dieta. Outra alternativa é reduzir o número de refeições no fim de semana, ajustando a alimentação para que ela não comprometa o progresso dos objetivos.