Não é segredo para ninguém que optar por uma alimentação mais saudável e balanceada ajuda a melhorar a saúde de modo geral. E incluir, especificamente, frutas e vegetais na dieta é altamente recomendável por especialistas. Segundo pesquisadores citados na iNews, ingerir pelo menos uma porção desses alimentos todo dia ajuda na perda de peso e na diminuição da pressão arterial.
Essa foi a principal constatação de uma pesquisa publicada na revista Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes, que foi realizada com mais de 2 mil pessoas adultas. O estudo teve como base a realidade de pessoas com risco de doenças cardiovasculares e, consequentemente, que tinham a necessidade de diminuição de peso e regulação da pressão arterial.
Os estudiosos perceberam, como resultado do estado, que aumentar o consumo de vegetais e frutas, em cerca de pelo menos 0,85 xícaras, teve como resultado a diminuição no risco de doenças cardiovasculares e a redução nos níveis de açúcar no sangue. Isso demonstra a necessidade de incluir esses alimentos no dia a dia.
De acordo com Mitchell SV Elkind, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, que foi mencionado no site, as evidências são claras quanto a relação entre esse aumento na ingestão desses alimentos e as "melhorias clinicamente relevantes no açúcar no sangue, pressão arterial e índice de massa corporal (IMC) em adultos".
Frutas e vegetais como medicamentos
Além disso, segundo Candice A. Myers, uma das pesquisadoras que participou do estudo, considerar frutas e vegetais como uma forma de medicamento "é promissor para a prevenção e tratamento de doenças e condições crônicas, especialmente aquelas sensíveis à dieta, que podem ser aprimoradas com uma alimentação saudável e consistente".
Recomendação da OMS
Segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), é necessário um consumo mínimo de 400g por dia de frutas, verduras e legumes (excluindo batata e outros tubérculos ricos em amido), o que equivale a cinco porções desses alimentos. Trazendo isso para o dia a dia, é preciso consumir todos os dias ao menos três tipos de frutas e legumes e vegetais nas duas refeições principais, preenchendo no mínimo ¼ do prato (a metade seria o ideal).