A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Essa condição, quando não controlada, faz aumentar o risco de aparecerem outras doenças graves e muitas vezes irreversíveis, como infarto, AVC e insuficiência renal. A pressão alta é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um problema de saúde pública.
Esse problema atinge cerca de 25% dos adultos e 50% das pessoas com idade acima dos 60 anos. No entanto, a hipertensão não acontece apenas entre pessoas hipertensas, afinal, picos de estresse em qualquer pessoa que não sofre com o problema, podem levar a picos de pressão que também colocam em risco a saúde dos rins, do cérebro e do coração.
Segundo site do Ministério da Saúde, a hipertensão acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.
Risco silencioso
A hipertensão, muitas vezes, não apresenta sintomas e acaba sendo um problema silencioso, podendo levar a pessoa a ter problemas graves, se não for tratada e controlada de forma adequada. Os primeiros passo para manter a pressão arterial em níveis saudáveis é adotar um estilo de vida saudável, praticando atividade física de forma regular, adotar uma dieta saudável e controlar o estresse.
Hábitos que ajudam a controlar a pressão alta
É possível controlar a pressão arterial de forma natural, adotando algumas medidas, no entanto é é importante que se saiba que é necessário que o paciente seja acompanhado por um médico de forma regular. Inclusive, é de grande importância que as pessoas consultem um médico de confiança antes de dá início a qualquer tipo de tratamento.
Tratamento
Segundo site do Ministério da Saúde, medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver casos de pessoas com pressão alta na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.
Confira algumas dicas logo abaixo:
Mantenha o controle do peso
Alimentação balanceada
Reduza o consumo de sal
Pratique atividades físicas em casa
Redução do consumo de álcool
Pare de fumar
Ter um sono de qualidade
Evitar situações de estresse