Existem algumas medidas alternativas às quais podemos recorrer para manter a pressão arterial controlada, antes de recorrermos a remédios de farmácia. Dentre essas alternativas, nós temos alguns chás, que podem ajudar no alcance desse objetivo. Esses são métodos naturais que demonstram ter benefícios para a saúde vascular.
O chá verde, rico em antioxidantes, é um desses chás com benefícios comprovados em estudos. Uma pesquisa publicada no “Journal of the American College of Nutrition“, revela ingerir o chá verde de forma regular contribui para a redução da pressão arterial. As catequinas ajudam na dilatação dos vasos sanguíneos, o que, por sua vez, diminui a pressão arterial.
Outro que também traz benefícios para a pressão arterial é o chá de hibisco, que é rico em antocianinas, antioxidantes que podem ajudar a reduzir a pressão arterial. O “Journal of Hypertension” publicou uma pesquisa que revela que o chá de hibisco demonstrou efeitos significativos na diminuição da pressão arterial em adultos pré-hipertensos e hipertensos.
O chá de alho também possui propriedades que podem ajudar quem busca controlar a pressão arterial. A bebida pode preparada com dentes de alho frescos ou em forma de suplemento. Uma pesquisa divulgada pela “Maturitas” monstrou que o ato de ingerir chá de alho pode resultar em uma queda modesta, mas significativa, da pressão arterial.
Chá de erva-cidreira e chá de gengibre
O chá de erva-cidreira também pode ser um importante aliado de quem quer manter a pressão arterial controlada. Essa é uma planta aromática com efeitos calmantes. Seu chá, além de contribuir para a redução do estresse, também pode ter um efeito leve na pressão arterial, principalmente em situações de estresse agudo.
Por fim, fechando a lista dos cinco chás benéficos para a pressão arterial, temos o de gengibre, que é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias. Além disso, o chá de gengibre pode ajudar a relaxar os músculos circundantes dos vasos sanguíneos, o que pode contribuir para a redução da pressão arterial.