É comum que muitos brasileiros sofram do famoso refluxo gastroesofágico. Ele ocorre quando há o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago e pode decorrer de gases, líquidos e sólidos. Além disso, o refluxo costuma se manifestar após as refeições nos adultos e em recém-nascidos. Além dos prejuízos à saúde, a condição também compromete o bem-estar e a qualidade de vida.
A Federação Brasileira de Gastroenterologia explica que cerca de 20% da população mundial sofre de refluxo gastroesofágico. Só no Brasil, a condição afeta aproximadamente 50 milhões de pessoas. Com a proximidade das festas de final de ano e com a mudança alimentar que elas implicam, o problema pode se tornar um pesadelo.
ALIMENTOS QUE PODEM CAUSAR REFLUXO
Alguns alimentos podem resultar nos refluxos nessa época do ano. Veja abaixo:
- pernil;
- farofa;
- maionese;
- salpicão;
- nozes;
- cerveja e espumante.
ALERTA
O gastrocirurgião e endoscopista Eduardo Grecco alerta sobre ação das bebidas alcoólicas e o impacto delas no corpo. Isso porque essas bebidas irritam significativamente o aparelho digestivo. A atenção deve ser ainda maior quando se trata de líquidos gaseificados como espumantes e refrigerantes.
Quanto às sobremesas, a dica é evitar aquelas que tenham chantilly e creme de leite como base. Ademais, doces típicos do Natal, como rabanada e panetone, parecem inofensivas, mas podem provocar estragos para quem já sofre com o refluxo.
“Pacientes com refluxo severo, aquele que não é controlado nem com medicação, devem retirar esses pratos da ceia”, orienta o gastrocirurgião.