Exame de anticorpos pós-vacina: tire suas dúvidas e veja se é preciso fazer
- Testes sorológicos para saber se vacina contra a Covid-19 funcionou?
As pessoas têm buscado esse teste depois de se vacinar contra a Covid-19 para checar se o imunizante gerou proteção. Entenda se vale a pena
- Testes sorológicos para saber se vacina contra a Covid-19 funcionou?
O descontrole da pandemia de coronavírus no Brasil somado às fake news que provocaram desconfiança em relação às vacinas estão levando a população a procurar testes sorológicos para checar se a picada surtiu efeito. Acontece que o procedimento não consegue provar se o imunizante funcionou ou não.
O patologista Gustavo Campana, diretor médico do grupo Dasa, explica que os testes sorológicos dosam a taxa de IgG no sangue, ou seja, os anticorpos totais. De acordo com a pediatra Mônica Levi, presidente da Comissão de Revisão de Calendários Vacinais da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), as análises não são tão úteis porque, além de não informarem se os anticorpos são funcionais, não mostram se eles são capazes de impedir a entrada do vírus nas células.
Há um outro tipo de exame sorológico, chamado teste de anticorpos neutralizantes, que usa uma metodologia diferente. Ele indica qual proporção dessas moléculas tem a capacidade de neutralizar a entrada do vírus nas células. Saiba o que diz o médico a seguir: