Para muitas pessoas, hoje é dia de voltar à rotina. Para outras, é o último dia de folga, antes de voltar às atividades pós-carnaval. Mas algo é unanimidade, é hora de readaptar o corpo para a volta à realidade e uma das necessidades mais urgentes é regular o sono. Segundo a consultora do sono Gisele Gomes, esse feriado tem um grau de dificuldade específico.
"O Carnaval tem em sua tradição ser uma festa de excessos. Bebidas, músicas e danças sempre em muita quantidade é a forma que o Carnaval é percebido e vivido por muitas pessoas. Logo, uma sequência de noites mal dormidas é a principal consequência desse longo feriado", afirma. E isso faz com que sejam interrompidas todas as rotinas, principalmente a do sono.
Como voltar à rotina
Para que a volta à rotina não seja tão difícil e para que o cansaço na quarta-feira de cinzas não esteja exagerado, o ideal é tentar manter, nem que seja minimamente, a rotina cotidiana. "Permanecer durante todos os dias de folia hidratado, bem alimentado, utilizando roupas leves, priorizando sempre o conforto acima da diversão e ter suas horas de sono preservadas são as dicas que certamente irão tornar a festa bastante agradável e saudável. Desta maneira, seguindo esses cuidados, o retorno ao dia a dia acontecerá naturalmente, sem sensação de cansaço ou fraqueza", diz Gisele.
No entanto essa é uma tarefa quase impossível para boa parte das pessoas. Mas nem tudo está perdido para quem não se preparou para o pós-carnaval. A consultora do sono aconselha que hoje mesmo se adotem algumas medidas que ajudam a descansar o corpo, a mente, e a recuperar a disposição para encarar mais uma semana.
Medidas a serem adotadas
A profissional recomenda dormir de 6 a 8 horas por dia em um ambiente tranquilo, onde não haja barulho, em que a temperatura esteja agradável e não tenha iluminação que possa atrapalhar o sono. Além disso, é importante que se utilize colchão, travesseiros e roupas de cama confortáveis, pois serão esses itens básicos que irão proporcionar a reparação corporal perfeita.
"Desta maneira, quando a rotina diária retornar ao cotidiano nenhuma grande mudança será sentida pelo corpo, e assim o bem-estar estará presente logo nos primeiro momentos de quinta-feira, após a Quarta-Feira de Cinzas", diz a consultora do sono.