Gonorreia: sintomas, diagnóstico e como é feito o tratamento
- Gonorreia tem cura? Saiba como funciona o tratamento
A gonorreia é uma infecção sexualmente transmissível que afeta homens e mulheres. Veja como evitar e quais os remédios são usados no tratamento
- Gonorreia tem cura? Saiba como funciona o tratamento
O tratamento da gonorreia consiste no manejo dos sintomas e das complicações e, principalmente, na utilização de antibióticos.
Atualmente, há uma tendência de injetar um desses remédios na veia do paciente, em dose única. A droga está disponível gratuitamente no SUS e também deve ser administrada nos parceiros sexuais recentes.
No entanto, o tipo de antibiótico e a forma de aplicação mudam constantemente. Isso porque a Neisseria gonorrhoeae possui alta capacidade de mutação. “Ela tem se tornado resistente a certos antibióticos. Já sabemos de casos na Ásia que não respondem aos medicamentos convencionais”, alerta Kreitchmann.
Nessas situações, ela é chamada de super-gonorreia ou gonorreia multirresistente. E já é considerado um problema de saúde pública. E já é considerado um problema de saúde pública.Fora isso, o contágio por gonococo frequentemente vem associado à clamídia, outra IST que é até mais prevalente. “A gente costuma fazer o tratamento para às duas em conjunto”, aponta Kreitchmann.
Se tudo der certo, o tempo de cura da gonorreia pode ser em menos de uma semana. Mas você pode voltar a se infectar. Mais uma razão para fazer sexo protegido.