Siga-nos no
Além das medidas para ajudar na digestão, segundo a especialista, uma dica comum para aliviar o excesso de gases e o inchaço abdominal é o chá de camomila. “A camomila ajuda muito a reduzir isso. Uma xícara de chá morno meia hora após a refeição ajuda na digestão e evita a produção de gases em excesso”, explica.
“Isso é uma dica natural, mas se você está sempre estufado, com gases, sentindo cólicas, o ideal é procurar um profissional de saúde para pedir exames específicos como endoscopia, colonoscopia e ultrassom para fazer o tratamento adequado com medicação”, destaca. “A melhora desse quadro ocorre a partir de um conjunto de hábitos, escolha de alimentos, mastigação adequada e a busca de um profissional.”
Para quem está com inchaço causado pela constipação, a dica é aumentar a ingestão de líquidos e consumir mais fibras, legumes, verduras e frutas. Além disso, o exercício físico é um aliado importante: caminhar, por exemplo, ajuda a estimular o movimento intestinal.
Lembre que sentir um desconforto gastrointestinal esporadicamente é normal. Pode ser resultado de um exagero eventual, um dia corrido em que a pessoa precisou comer muito rápido ou até mesmo um dia estressante, já que o estresse também pode afetar o aparelho digestivo. Medicamentos comuns, como os antigases, podem aliviar os sintomas. “Se é algo esporádico, ok. Mas se você está tendo sintomas uma média de três, quatro vezes durante a semana, o mais adequado é procurar um profissional”, recomenda a médica.