Nutricionista revela 5 legumes para baixar os níveis de açúcar no sangue

Manter os níveis de glicose no sangue dentro da normalidade é fundamental para preservar a saúde

A glicemia alta está normalmente relacionada ao diabetes | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Manter os níveis de glicose no sangue dentro da normalidade é fundamental para preservar a saúde. Quando ela está acima do padrão normal, a pessoa pode desenvolver diabetes e uma série de outros problemas. Para evitar que isso aconteça, a alimentação é uma importante aliada. Pensando nisso,  a nutricionista Jéssica de Freitas, em entrevista ao Sport Life, aponta cinco legumes que reduzem a glicose no sangue.

O primeiro da lista da nutricionista é a cenoura, um alimento rico em benefícios para quem o consome. “A cenoura é rica em betacaroteno e isso conta muitos pontos. Esse antioxidante ajuda a regular o açúcar no sangue e a melhorar a função das células beta pancreáticas, que produzem a insulina. Esse benefício seria capaz de atuar na prevenção da diabetes mellitus tipo 2”, garantiu.

O brócolis é um tipo de fibra que o sangue não absorve da mesma forma que faria com outros carboidratos. “Além disso, o brócolis tem um composto chamado sulforafano, que controla a resistência insulínica e os níveis de glicose. Um estudo com pacientes diabéticos mostrou que esse composto químico reduz em mais de 10% os níveis de glicose no sangue”, acrescentou.

Abobrinha

A abobrinha também é uma importante aliada na hora de manter os níveis de açúcar no sangue dentro do que é considerado normal. Esse legume é fonte de fibras solúveis que diminuem a velocidade com que os alimentos são absorvidos, evitando assim o pico de glicose no sangue. “Como tem um baixo índice glicêmico, é uma ótima opção de legumes para substituir o carboidrato no prato”, disse a nutricionista.

Berinjela

Outro alimento que não pode faltar na alimentação de quem pretende manter os níveis de açúcar no sangue dentro da regularidade é a berinjela. “Pode ser um ótimo acompanhamento para o seu próximo jantar ou almoço. Além de conter fibras solúveis e ser um legume de baixo índice glicêmico, a berinjela contém compostos clorogênicos, que tem uma ação de regular o açúcar no sangue”, destacou Jéssica.

Couve-flor

Para fechar a lista, a nutricionista cita ainda o couve-flor. “Seja no vapor ou no arroz, a couve-flor pode ser um ótimo complemento na sua refeição para ajudá-lo a manter os níveis de glicose no sangue sob controle. Além disso, é uma excelente fonte de vitamina A antioxidante, boa fonte de vitamina K e é pobre em carboidratos”, explicou.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES