Os 7 alimentos mais perigosos que devem ser consumidos com muito cuidado - 4. Feijão vermelho e grãos de soja

De dor no estômago até a morte, confira os efeitos colaterais de alguns alimentos peculiares que podem parecer inofensivos - 4. Feijão vermelho e grãos de soja

Slide 4 de 7

4. Feijão vermelho e grãos de soja

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Em geral, há um consenso de que feijão e leguminosas fazem bem à saúde, mas existem alguns tipos que, se não forem preparados adequadamente, podem ser prejudiciais.

O feijão vermelho e a soja de sabor suave se enquadram nessa categoria de alimentos perigosos.

Vamos começar pelo feijão vermelho: o lado bom é que está repleto de proteínas, fibras, vitaminas e minerais.

Mas, quando está cru, contém um tipo de lectina chamada fitohemaglutinina — tão difícil de escrever quanto de digerir. E se você consumi-la, esteja preparado para um quadro de dor no estômago e vômito.

A boa notícia é que, se cozinhá-lo adequadamente, você pode evitar essa desagradável combinação.

É aconselhável deixar os feijões de molho por pelo menos 12 horas — em seguida, escorrer a água e enxaguar.

Depois, cubra os grãos com água fresca e deixe ferver por pelo menos 10 minutos, antes de cozinhá-los por 45-60 minutos para que fiquem macios.

Parece muito trabalhoso, então vale a pena cogitar comprá-los na versão enlatada.

Assim como o feijão vermelho, a soja está repleta de proteínas e é um potencial antioxidante. Mas, infelizmente, também contém uma toxina natural (inibidor de tripsina), que pode impedir a digestão adequada dos alimentos.

Para cozinhar os grãos de soja adequadamente, mais uma vez, você deve deixá-los de molho na água por pelo menos 12 horas, depois escorrer e enxaguar. Em seguida, cubra os grãos com água fresca e deixe ferver por 1 hora antes de cozinhá-los por 2-3 horas para amolecê-los.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES