Pão faz mal? Saiba seu impacto no processo de emagrecimento

O pão é um alimento presente na rotina alimentar dos brasileiros, sendo uma escolha popular tanto para refeições doces quanto salgadas

Pães | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O pão é um alimento presente na rotina alimentar dos brasileiros, sendo uma escolha popular tanto para refeições doces quanto salgadas, especialmente para aqueles que buscam praticidade. No entanto, ele é frequentemente visto como um "vilão" quando o assunto é emagrecimento. Isso ocorre porque o pão é uma fonte de carboidratos, nutrientes responsáveis por fornecer energia ao corpo sob a forma de calorias.

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), o consumo anual de pão no Brasil é de cerca de 2,3 milhões de toneladas. Apesar da alta taxa de consumo, há muitos mitos que circulam sobre o pão, o que dificulta a compreensão do seu papel dentro de uma dieta equilibrada.

A diretora técnica do Emagrecentro, Dra. Sylvia Ramuth, esclarece que existem fatores essenciais que determinam se o pão pode ser um aliado ou um obstáculo na busca por uma alimentação saudável e no processo de emagrecimento.

Pão prejudica o emagrecimento?

O sobrepeso e a obesidade são resultado do consumo excessivo de calorias, quando a ingestão é maior do que o gasto energético, levando ao ganho de peso ao longo do tempo. Nesse contexto, o pão, por ser uma fonte de carboidratos, pode contribuir para o aumento de peso quando consumido em quantidades exageradas.

"Os pães brancos são ricos em carboidratos refinados e açúcar, além de pobres em fibras e nutrientes. Portanto, quando se consome em maiores quantidades, podem, sim, atrapalhar o processo de emagrecimento," esclarece a especialista. Nesse caso, o alimento não precisa ser eliminado das refeições, basta ajustar as porções de forma adequada.

O alimento causa inchaço em todas as pessoas?

O pão contém glúten, o que pode causar inchaço e desconforto em pessoas sensíveis a essa substância. No entanto, para a maioria das pessoas, o consumo de pão regularmente não traz problemas. "Para quem tem essa sensibilidade, existem opções sem glúten que podem ser uma alternativa viável," orienta Ramuth.

É nutritivo?

Pães integrais, por exemplo, são mais saudáveis do que os feitos com farinha branca, pois contêm grãos inteiros, que oferecem mais fibras, vitaminas e minerais. Além disso, esses pães podem auxiliar no processo de emagrecimento. "Optar também por artesanais ou com menos aditivos pode ser uma escolha mais assertiva para quem está à procura de um pão mais nutritivo," afirma a especialista.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES