Durante muito tempo, uma pressão arterial de 120 por 80 mmHg, ou 12 por 8, era vista como normal. No entanto, isso mudou: as novas diretrizes da Sociedade Europeia de Cardiologia agora classificam uma pressão entre 12 por 7 e 13 por 8 como elevada. Valores acima de 14 por 9 são considerados hipertensão. A hipertensão, ou pressão alta, é a condição crônica mais prevalente em todo o mundo.
“É um grande fator de risco para doenças cardíacas, afeta um bilhão de pessoas e é responsável por uma em cada oito mortes a cada ano”, explica a Dra. Deborah Beranger, endocrinologista com pós-graduação em Endocrinologia e Metabologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (SCMRJ).
Cuidados
Mais do que nunca, é fundamental intensificar os cuidados com o controle da pressão arterial. De acordo com Marcella Garcez, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, a principal recomendação alimentar para esse controle é diminuir a ingestão de sal e de alimentos ricos em sódio.
“O sódio, presente no sal, é um micronutriente que realiza a função de controlar as funções renais, a pressão arterial e os impulsos nervosos, por exemplo. Há evidências comprovadas de que o excesso desse micronutriente pode alterar a pressão arterial sanguínea e outras funções do organismo, levando ao desenvolvimento de hipertensão, doenças cardiovasculares e até mesmo a morte”, alerta a especialista.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo de sal não ultrapasse 5 gramas por dia, o que equivale a aproximadamente 2 gramas de sódio. “Então retirar o saleiro da mesa e diminuir o consumo de fast foods e produtos embutidos, enlatados e industrializados são medidas fundamentais no controle da hipertensão arterial”, acrescenta a médica nutróloga.
Alimentação
Mas uma dieta saudável para o coração e para o controle da pressão arterial vai muito além da redução da ingestão de sódio. “O consumo de alimentos antioxidantes, com alto teor de fibras e ricos em compostos bioativos hipotensores, pode ajudar a reduzir os níveis pressóricos”, diz a Dra. Marcella, que destaca principalmente o potássio como um grande aliado contra a hipertensão.
Para controlar a pressão arterial, a nutróloga sugere consumir alimentos com baixo teor de sódio e ricos em potássio, magnésio e fibras. Exemplos de alimentos ricos em potássio incluem banana, abacate, laranja, batata-doce e espinafre, que ajudam a equilibrar os efeitos do sódio. O potássio também pode ser encontrado em leguminosas, como feijões e ervilhas, que contêm fibras, assim como os cereais integrais, contribuindo para a manutenção de níveis saudáveis de pressão arterial.