Quantas vezes você deve treinar o mesmo músculo na semana? Entenda

Assessor esportivo explica que a quantidade de vezes deve ser levada em consideração junto com outros fatores

Quantidade de vezes em que você treina o músculo, junto com outros fatores, interfere no resultado | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Quando se inicia na academia, principalmente se você tem como objetivo a hipertrofia, ou ganho de massa muscular, é comum surgirem algumas dúvidas. Uma das mais comuns para quem está focado na musculação é quanto à periodicidade dos treinos. Deve-se treinar o mesmo músculo uma ou mais vezes por semana? O assessor esportivo Leandro Twin explica que a quantidade de vezes é importante, mas existem outros fatores que também devem ser levados em consideração.

“Temos que entender que só isso não determina se o treino vai dar certo ou não e é apenas uma das variáveis de treinamento. Afirmar com toda certeza de que em todos os casos um natural tem que treinar o mesmo grupamento muscular duas vezes por semana é ignorar as outras três variáveis de treino: volume, intensidade e densidade”, declarou. Leandro explica ainda que nada impede de um treinamento por semana em que seja inserido o overtraining e que poderá trabalhar duas vezes na semana o conjunto de músculos com a intensidade bem abaixo de um treino excessivo.

“Portanto, pode haver um treino de uma vez por semana para cada grupamento muscular em que o indivíduo entre em um processo de overtraining e basta colocar um volume e uma intensidade gigantesca. Da mesma forma, poderá colocar o grupamento muscular de duas vezes por semana de maneira que não gere estímulo necessário para qualquer coisa, trabalhando com volume e uma intensidade menor. Nunca ignore as outras variáveis de treino!”, argumentou.

O assessor esportivo explica que tanto os treinos de uma quanto de duas vezes por semana darão os mesmos resultados com base no volume e intensidade. Ele esclarece que, se o aluno treina com maior frequência, o volume ou intensidade deve ser menor. Trata-se da regra invariável porque caso aluno extrapole irá se submeter ao overtraining ou no estímulo baixo.

Respeito a condição do aluno

Leandro afirma que é preciso respeitar o aluno e a fisiologia do exercício. “É importante citar que montar um treino é usar a fisiologia do exercício. Ou seja, quando você monta um treino para alguém, respeitar isso é fundamental. Tenho alunos que não gostam de treinar e normalmente treinam uma vez por semana para ficar menos enjoativo”, orienta Twin.

“Você gosta mais de treinar uma ou duas vezes por semana em cada grupo? O meu papel não é julgar e fazer acontecer. O sucesso do meu aluno é o meu sucesso. Não fiquem ‘presos’ a quantidade de vezes que você vai treinar cada grupamento muscular apenas. Monte um treino que converse por inteiro”, afirma, em entrevista ao Terra.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES