De fácil acesso, podendo ser encontrada nas feiras de várias regiões do país, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a banana é a fruta preferida da população brasileira. A boa notícia é que esse é um alimento bastante nutritivo e os benefícios para quem consome com frequência são inúmeros.
Poucas pessoas sabem, mas a banana ajuda a reduzir a pressão arterial, ela é rica em potássio e possui pouco sódio, composição que ajuda a manter o equilíbrio de eletrólitos no corpo e consequentemente a controlar a pressão arterial. Com isso, a banana também ajuda a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares.
Outro benefício dessa fruta é que ela ajuda a reduzir o estresse, pelo fato de ser rica em triptofano, aminoácido precursor da serotonina, que tem um importante papel na regulação do humor e das emoções. De acordo com especialistas, quando o organismo está com bons níveis desse neurotransmissor, isso leva a uma sensação de calma e contentamento. “Comer bananas pode ajudar a promover a sensação de bem-estar e reduzir o estresse”, afirma a nutricionista Angélica, em entrevista à CNN Brasil.
Previne o crescimento de células cancerígenas
O consumo regular de banana também consegue prevenir o câncer. Segundo estudos, a lectina, uma proteína presente nas bananas, pode contribuir para a prevenção do crescimento de células de leucemia. A lectina atua como antioxidante, que ajuda o corpo a remover moléculas conhecidas como radicais livres. Quando radicais livres se acumulam, podem ocorrer danos celulares, potencialmente levando ao câncer.
Ajuda a prevenir o diabetes
Por serem fontes de fibras, a Associação Americana de Diabetes recomenda o consumo dessa fruta. Segundo a instituição, o consumo de fibras contribui para a redução dos níveis de açúcar no sangue. Um estudo publicado na revista Chiropractic Medicine mostra que uma dieta rica em fibras ajuda a diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Além disso, também contribui para controlar os níveis de açúcar no sangue em pessoas que já têm a doença.
Mas é importante lembrar que os benefícios da banana, nesse caso, dependem dela estar totalmente madura, de acordo com estudo publicado no Diabetic Medicine. A baixa resposta glicêmica das bananas maduras, em comparação com as bananas verdes, é atribuída ao alto teor de amido, que é lentamente hidrolisado pela alfa-amilase em seres humanos.