A proteína é uma das queridinhas de quem segue uma alimentação saudável e com atividades físicas. Além de promover saciedade, essa opção ainda ajuda no ganho de massa muscular, sendo parte essencial da dieta de quem busca ganhar músculos.
Shakes, bebidas lácteas e barrinhas proteicas até ajudam na correria do dia a dia a atingir a quantidade estipulada de consumo diário. No entanto, outras opções podem conter um teor proteico e nutritivo maior, como é o caso dos leites proteicos.
LEITES PROTEICOS
O leite proteico é obtido por meio de um processo de filtração física, onde as moléculas de proteína são retidas, aumentando a sua concentração. Não possuem adoçantes e aromatizantes artificiais, além de ter aparência e sabor similar ao leite tradicional.
“O leite proteico geralmente tem um perfil nutricional equilibrado, oferecendo não só proteínas, mas também cálcio, vitaminas D e B12, e outros nutrientes presentes no leite”, destaca a nutricionista Tatiane Schallitz ao Minha Vida Alimentação.
MAIS PROTEÍNAS?
Em relação ao leite tradicional - que pode conter 8,5g de proteínas - o leite proteico possui até 20g de proteínas em uma porção de 250m ml, uma quantidade bem mais alta. Segundo a especialista, o teor é maior ou similar ao de bebidas lácteas e barrinhas proteicas, que podem apresentar de 15g a 25g de proteínas na composição.
“Os shakes e barrinhas podem conter aditivos, açúcares adicionais e outros ingredientes que podem não ser tão desejáveis – a depender da marca. Portanto, a escolha entre leite proteico e outros suplementos proteicos, deve ser baseada nas necessidades pessoais e na composição específica dos produtos”, orienta.
BENEFÍCIOS DO LEITE PROTEICO
- Alto teor de proteína
- Promove saciedade, recuperação muscular após exercícios físicos, manutenção e ganho de massa magra
- Rico em cálcio
- Pode ser consumido sem a necessidade de uma preparação adicional
- Pode ser usado em diversas receitas, como smoothies, panquecas e sobremesas