O azeite de oliva é considerado saudável para o coração por ( muitas ) boas razões. No estudo PREDIMED frequentemente citado , as pessoas que comeram uma dieta de estilo mediterrâneo que incluiu 4+ colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem por dia tiveram um risco menor de desenvolver doenças cardiovasculares e seu risco combinado de ataque cardíaco, derrame e morte cardíaca a doença era cerca de 30% menor do que as pessoas que faziam dieta com baixo teor de gordura. EVOO também foi associado a níveis de colesterol melhorados e pressão arterial reduzida .
O ácido oleico (o MUFA mais abundante em todos os tipos de azeite de oliva) e vários polifenóis devem agradecer, dada sua capacidade de reduzir a inflamação e o estresse oxidativo e modificar os níveis de colesterol na corrente sanguínea.
Mas você não precisa consumir mais de 4 colheres de sopa de azeite de oliva por dia para colher os benefícios. Na verdade, a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA afirma que há evidências confiáveis para apoiar a alegação de que consumir 1 ½ colher de sopa de óleos ricos em ácido oleico, incluindo azeite de oliva, pode reduzir o risco de doença cardíaca coronária, desde que substituam as gorduras óleos ricos em gordura saturada e não aumentam o número total de calorias que você ingere por dia.