Muitas mulheres não abrem mão de um salto alto, principalmente em algumas ocasiões em que ele é obrigatório. Mas seu uso diário e por longas horas pode acarretar uma série de problemas para a população feminina. Este hábito praticamente natural para algumas mulheres pode comprometer articulações, gerando problemas como artrose, tendinites e dores lombares.
O médico ortopedista, especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa, Luiz Felipe Carvalho, afirma que, para aquelas mulheres que precisam usar salto alto todos os dias em decorrência das funções que desempenham, existem alguns cuidados que podem ajudar a evitar esses problemas.
"O uso do salto alto coloca o pé em uma posição anatomicamente pouco funcional. Isso, além de fazer com que a sola do pé tenha de suportar todo o peso do corpo e estender o centro da sola em excesso, causa uma anteriorização da postura. Porém, alguns cuidados e mudança de hábitos podem amenizar esses impactos", garante o profissional.
Conselhos para quem usa muito salto alto
A primeira dica do médico, para preservar a saúde e bem-estar, é que a mulher reduza o tempo de uso do acessório. "Esse é o cuidado mais claro: evite usar salto alto por longos períodos. Procure alternar com sapatos de salto baixo ou sem salto, permitindo que suas articulações descansem e se recuperem", recomenda o ortopedista.
Quando precisar usar o acessório, que ela opte por saltos mais largos. "Escolha sempre calçados que ofereçam um bom suporte ao arco do pé, tenham uma altura de salto mais moderada e uma sola flexível. Saltos largos e estáveis distribuem o peso de maneira mais uniforme pelo pé, diminuindo a pressão excessiva em áreas específicas, isso permite reduzir o estresse nas articulações e prolongar o tempo de uso", afirma Luiz.
Palmilhas e saltos com amortecimento
Outra dica do profissional é utilizar as palmilhas e saltos com amortecimento. "Utilizar palmilhas específicas ou calçados que possuam um amortecimento extra, especialmente na região do calcanhar e da planta do pé, ajuda a absorver parte do impacto ao caminhar com salto alto por longos períodos", aconselha o médico.
E, por último, o ortopedista aconselha que as mulheres fortaleçam seus músculos e articulações. "Realize exercícios físicos específicos para fortalecer os músculos das pernas, tornozelos e pés, bem como exercícios de alongamento para melhorar a flexibilidade, proporcionando um suporte adicional às articulações", indica o profissional.