Se você realiza alguma atividade física regular, principalmente a musculação, você já deve ter se questionado se vale a pena usar algum suplemento para ajudar a alcançar seus objetivos. Não é possível dar uma resposta definitiva sem analisar as particularidades de cada pessoa, mas em muitos casos essa suplementação é uma importante aliada, quando consumida de forma correta.
Independente de seu objetivo ser emagrecer, ganhar massa muscular ou simplesmente melhorar a qualidade de vida, um suplemento alimentar vai sim facilitar o caminho em busca do objetivo final. Nesse processo, o acompanhamento de um profissional da área da nutrição é fundamental para que ele indique as melhores opções a partir da análise da sua situação individual.
A nutricionista Dani Borges, que também é atleta fitness e educadora física, separou cinco suplementos que, de fato, valem a pena investir, em dicas para o SportLife. O primeiro deles é o mais popular entre os amantes da musculação, o whey protein. Ele vai ajudar a aumentar a ingestão diária de proteínas. “Principalmente se você tiver algum tipo de dificuldade em consumir proteína sólida. O whey também é ótimo para quando você estiver correria e fora de casa”, explica.
Para Dani Borges, no entanto, a creatina é o melhor suplemento de todos e o que mais vale a pena para quem quer resultados. “A creatina vai melhorar a sua performance no treino, proporcionar aumento de força, maior resistência e recuperação muscular. Auxilia no ganho de massa e pode ajudar a inibir o catabolismo muscular”, afirma.
Já a cafeína é importante como fonte de energia para dar um gás no dia a dia dos treinos. “A melhor fonte de energia. Às vezes, vale mais a pena que tomar um pré-treino e ainda sai mais em conta financeiramente. Quer energia extra para o treino ou para o dia a dia? A cafeína é a melhor opção”, conta a nutricionista.
Por fim, ela cita a albumina como aliada dos treinos, uma fonte proteica derivada da clara de ovo. Segundo a nutricionista, esse suplemento cumpre um papel parecido com o do whey protein, mas tem um custo menor. “A dieta e o treino estão sempre em primeiro lugar e são esses dois que realmente fazem a diferença nos resultados, porém, caso você possa e queira dar um up nos resultados, as opções acima vão ajudar”, finaliza Dani.