Siga-nos no
O consumo de álcool além do recomendado e, principalmente, a longo prazo, pode prejudicar o coração, podendo causar pressão alta, triglicerídeos altos, insuficiência cardíaca, AVC ou infarto.
Alguns estudos [3,4] mostram que beber vinho tinto diariamente pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, pois o resveratrol presente na uva roxa tem potente ação antioxidante, o que ajuda a prevenir danos causados pelos radicais livres no coração e vasos sanguíneos.
Desta forma, a Associação Americana do Coração [5] recomenda que a ingestão segura de vinho tinto por dia seja de até 148 mL, considerando que o vinho contenha até 12% de álcool.
No entanto, ainda são necessários mais estudos que avaliem os benefícios dos componentes da uva roxa para a saúde e os males que o consumo do álcool pode trazer mesmo quando tomado em pequenas quantidades.
Além disso, por conter álcool, o vinho tinto não é recomendado para algumas pessoas, como menores de 18 anos e mulheres que estejam grávidas ou amamentando.