Siga-nos no
Passando pelo meu feed do Instagram, cruzei com um meme que dizia: "se você está tendo um dia ruim, lembre-se que várias mulheres por aí vão levar um p** pequeno hoje à noite e dizer que estão amando porque é do homem delas". A legenda continuava: "Curte esse p** USB aí, garota".
Mas para homens que têm micropênis, a piada é real demais, assim como o estigma de ter o órgão sexual que às vezes não é muito maior que um pendrive. Micropênis é definido como um pênis que mede menos de 6,3 centímetros quando esticado flácido.
A condição afeta cerca de 0,6% dos homens.
"É um evento muito raro", me disse o cirurgião urologista Dean Elterman, do Toronto Western Hospital.
Elterman diz que um micropênis pode ser diagnosticado na infância; ele se desenvolve principalmente quando a testosterona tem problemas para chegar até o feto no útero. Se diagnosticado cedo, é possível usar doses de testosterona para potencialmente aumentar o pênis, mas Elterman diz que depois da puberdade isso não é eficaz. Nem cremes, injeções e pílulas disponíveis online. Quanto à cirurgia de aumento peniano, Elterman diz que homens que têm pênis pequenos geralmente atribuem isso a outros problemas em sua vida, "o que pode levar a ansiedade, depressão e baixa autoestima". Uma cirurgia nem sempre produz os resultados que eles querem, disse o médico, e não vai curar problemas de saúde mental.
"Você precisa abordar a pessoa inteira, não só o pênis."
Confira a seguir o relato de alguns homens que têm micropênis para descobrir qual o impacto de um pênis pequeno em suas vidas.
As informações são do Vice. Foto: iStock.