Exclusivo Aneel autoriza mais 15 unidades solares no interior do Piauí; dados!

O investimento nessas iniciativas é de grande relevância para o cenário energético brasileiro, alinhado com a busca pela sustentabilidade e a redução dos impactos ambientais.

A busca por fontes limpas e renováveis de energia tem impulsionado o desenvolvimento de projetos sustentáveis em todo o país. No Piauí, mais um passo significativo foi dado nesse sentido, com a autorização nesta quinta-feira, 28 de setembro, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para a implantação de 15 novas unidades solares no estado.

A superintendente de Concessões, Permissões e Autorizações da ANEEL, Ludimila Lima, assinou os despachos autorizando a instalação dessas unidades, que serão situadas no município de Buriti dos Lopes. Cada unidade terá uma potência instalada de 50.000 kW, totalizando uma capacidade expressiva de geração de energia limpa.

Leia Mais

Energia solar segue avançando no Piauí (Foto: Soninha Vill/Giz)Essa autorização foi publicada no Diário Oficial da União e faz parte do processo de concessão de outorgas, com um prazo de 35 anos para a exploração das unidades. O investimento nessas iniciativas é de grande relevância para o cenário energético brasileiro, alinhado com a busca pela sustentabilidade e a redução dos impactos ambientais.

De acordo com os dados fornecidos pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o Piauí já se destaca nacionalmente na adoção de fontes limpas de energia. Atualmente, o estado possui 158 usinas de geração de energia, totalizando uma capacidade de 5.463 MW. A energia eólica é a líder da matriz energética, com 68% da capacidade instalada, seguida pela energia solar fotovoltaica com 27%. Energia hidráulica e térmica contribuem com 4% e 1%, respectivamente.

Essa composição da matriz energética piauiense contrasta com a média nacional, onde a predominância é da energia hidráulica. O Piauí se destaca ao priorizar fontes limpas e renováveis de energia, contribuindo para um futuro mais sustentável e alinhado com as metas globais de combate às mudanças climáticas.

Os dados divulgados pela ANEEL revelam que o Brasil está avançando na capacidade instalada de geração de energia elétrica, fechando o primeiro semestre de 2023 com um acréscimo de 5,1 gigawatts (GW). Esse crescimento representa quase metade da meta estabelecida para o ano, que é de 10,3 GW. Essa expansão é crucial para garantir a sustentabilidade e o suprimento energético do país, alinhando-se aos esforços globais de mitigação das mudanças climáticas. O Piauí, com suas recentes iniciativas em energia renovável, se posiciona na vanguarda desse movimento, contribuindo de forma significativa para a transição para uma matriz energética mais limpa e sustentável.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES