Um grupo de cinco partidos políticos que apoiam o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva (PT), promoverá uma série de plenárias a partir deste mês para buscar dar capilaridade eleitoral ao pré-candidato à Prefeitura de Teresina, como havia sido adiantado pelo jornalista Arimatéia Carvalho. Diante da articulação, a coluna Francy Teixeira conseguiu as datas e locais dos eventos, que têm a missão de alavancar o nome do petista na capital piauiense.
A primeira será realizada na zona Sul, no próximo dia 21 de junho, no Clube dos Subtenentes às 20h. Já a segunda está marcada para 18 de julho na zona Norte de Teresina. As plenárias das regiões Sudeste e Leste ocorrerão respectivamente nos dias 26 de julho e 09 de agosto.
Questionada sobre a projeção de público nos eventos, a presidente do Diretório Estadual do Partido da Mobilização Nacional (PMN), Ravenna Castro, sinalizou que entre 1,5 mil a 2 mil pessoas devem marcar presença. Além do PMN, as plenárias contam com a organização do Agir (Nilson Cavalcante), Rede (Celso Henrique), Solidariedade (Evaldo Gomes) e Partido da Mulher Brasileira (Tiago Vasconcelos). Com o movimento, os entes reiteram a fidelidade ao projeto político capitaneado por Franzé Silva. Na disputa interna do Partido dos Trabalhadores ele enfrenta o deputado estadual Fábio Novo e o deputado federal Merlong Solano. No grupo de aliados do Palácio de Karnak ainda há as pré-candidaturas de Teresa Britto (Partido Verde), Enzo Samuel (PDT) e Marcos Aurélio Sampaio (PSD).
No PT, a tendência é que a escolha fique entre Franzé e Fábio Novo; nos últimos dias, o ex-secretário de Cultura do Piauí ganhou força com a adesão de correligionários, como o deputado estadual Dr Vinicius e o deputado federal Merlong Solano, assim como a vereadora Elzuila Calisto. Comenta-se que Novo também teria a predileção do governador Rafael Fonteles.
A definição do candidato da agremiação partidária ocorrerá em meados de setembro, segundo explanou recentemente o presidente do Diretório Estadual, João de Deus.