O presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira, confirmou ao MeioNorte que está atuando para viabilizar um realinhamento político entre os pré-candidatos à Prefeitura de Teresina: Sílvio Mendes (União Brasil) e Luciano Nunes (Federação PSDB/Cidadania). A nova tentativa de conciliação versa sobre a necessidade de uma união do grupo que integra a Oposição tanto do Palácio de Karnak quanto do Palácio da Cidade.
Luciano Nunes e Sílvio Mendes romperam politicamente em meados de outubro, um pouco depois da desistência de Bárbara do Firmino – que aderiu ao petista Fábio Novo. Na ocasião, o tucano teria se sentido ‘desrespeitado’ em relação ao acerto que envolvia o candidato do grupo.
À imprensa, Nunes destacou na época que havia feito um acordo com Sílvio Mendes e com os demais membros oposicionistas para que a escolha do pré-candidato a prefeito só aconteceria no mês de dezembro. No entanto, declarações do ex-prefeito de Teresina foram consideradas por membros do PSDB, como uma espécie autoproclamação da sua pré-candidatura.
O fato é que Mendes lidera as pesquisas de intenção de voto até o momento, e a sua inserção na disputa de outubro deste ano é vista como ‘natural’. Assim, líderes do Progressistas, como Ciro Nogueira e Joel Rodrigues atuam para ‘apagar o incêndio’ na relação, de modo que Luciano abra mão da disputa à chefia do Executivo e