A Direção Nacional do Podemos finalizou as discussões em torno de uma Federação com o PSDB/Cidadania para o pleito de 2024. Assim, o diálogo só será retomado após as eleições municipais.
A sigla, comandada pela deputada federal Renata Abreu teria definido como foco a estruturação dos diretórios estaduais, tal como a incorporação com o PSC, que eleva a bancada da sigla para 18 parlamentares.
No Piauí, o fim das negociações foi comemorado por membros da federação PSDB/Cidadania; o jornalista Mário Rogério em conversa com a coluna foi enfático: 'não queríamos'. Ele preside o Cidadania. "Só posso falar pelo Cidadania23: não queríamos, éramos contra e colocamos isso de forma muito clara para a direção nacional do nosso partido.E a conversa foi encerrada sim", pontuou.
Por sua vez, o secretário de Defesa Agropecuária do Piauí, Fábio Abreu, cotado para comandar a Federação no Piauí, caso ela fosse consolidada, se reservou a indicar que não tinha informações se as discussões haviam sido encerradas ou não.
A comemoração por parte do PSDB/Cidadania vem pelo fato que uma união com o Podemos levaria o grupo para o 'colo do Karnak', o que impactaria as pretensões políticas da atual Federação para o pleito do ano que vem.