Dados disponibilizados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), referentes ao último mês de maio, indicam que o Piauí possui 158 usinas de geração de energia instaladas, com uma capacidade total de 5.463 MW de potência.
Ao todo, 68% da capacidade instalada no Piauí advém da fonte eólica, ou seja, a energia produzida através dos ventos; 27% corresponde a solar fotovoltaica; 4% hidráulica e somente 1% é relativa a térmica.
Os dados são discrepantes do indicador nacional em que 59% da capacidade instalada é hidráulica; 22% térmica; 14% eólica e apenas 5% solar fotovoltaica. Ou seja, no que se refere a priorização das matrizes limpas, o Piauí está na frente.
Sistema Interligado Nacional (SIN). O material serve como base para a análise dos agentes de mercado e de todos os interessados no setor energético.
Cabe indicar que os números da CCEE são relativos a geração de energia elétrica noDe acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil concluiu o primeiro semestre de 2023 com um acréscimo de 5,1 gigawatts (GW) na capacidade instalada de geração de energia elétrica. Essa evolução da matriz, calculada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), compõe os 193,9 GW disponíveis para operação comercial no país, contabilizados até a segunda-feira, 3 de julho. Os 5,1 GW alcançados em seis meses também constituem 49,97% da meta de crescimento estabelecida pela ANEEL para 2023, de 10,3 GW.