O crescimento da presença evangélica na população brasileira se reflete cada vez mais no cenário político do país. Nas eleições municipais de 2020, houve um notável aumento de 34% no número de candidatos que incorporaram a designação de pastores e pastoras em seus nomes de campanha. Esse aumento significativo levou a um total de 4.915 inscrições que fazem referência exclusiva ao cristianismo evangélico, representando quase metade das 11.059 candidaturas ligadas à religião registradas.
📝 OS DESTAQUES - Os estados do Pará, Rio de Janeiro e Goiás se destacaram como os líderes em proporção de candidaturas explicitamente evangélicas em 2020, com índices de 72%, 42% e 37%, respectivamente, superando a média nacional.
Com base nessa tendência de crescimento, a expectativa para as eleições de 2024 é que o número de pré-candidatos ligados à religião alcance um recorde, possivelmente ultrapassando os 5 mil candidatos evangélicos.
🙏 RELIGIOSOS NA PREFEITURA? As candidaturas englobam tanto o Executivo quanto o Legislativo, há uma crescente presença de religiosos planejando concorrer às Prefeituras nas próximas eleições. Entre eles estão Padre Kelmon, em São Paulo, e Pastor Ritela, em Cuiabá.
Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
✅ DE ONDE VEM OS DADOS? Os dados foram obtidos através de levantamento realizado com base nas informações do