No Piauí, 85,08% das mortes por Covid são dos que não concluíram imunização

Do total dos óbitos, entre junho e julho, em decorrência da Covid-19, 14,92% não tomaram nenhuma dose das vacinas e 85,08 % não completaram o esquema vacinal.

Relatório do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apresentou detalhes sobre o perfil dos óbitos por Covid-19, nos meses de junho e julho, no Piauí. De 01 de junho a 13 de julho o estado registou 67 mortes pela doença, nos primeiros 13 dias do mês sete foram contabilizados a maior quantidade de óbitos, quando 44  pessoas perderam à vida.

Do total dos óbitos, neste período, em decorrência da Covid-19, 14,92% não tomaram nenhuma dose das vacinas e 85,08 % não completaram o esquema vacinal. Das 67 mortes contabilizadas no relatório, 33 são de pessoas do sexo feminino e 34 do sexo masculino.

Leia Mais

“O CIEVS observou um crescimento desses óbitos e dos casos da doença a partir do dia 01 de julho, o que nos deixou em alerta e prontamente já chamamos atenção dos municípios para este aumento e a necessidade de intensificar à vacinação e as medidas de vigilância da doença, pois observamos que quase 15% das mortes são de pessoas que sequer tomaram uma dose da vacina”, disse a coordenadora do CIEVS, Amélia Costa.

Néris Júnior explicou a importância da vacinação contra a Covid (Foto: Divulgação)A faixa etária com maior concentração de mortes pela doença é na população acima de 80 anos. Foram registradas as seguintes quantidades por intervalo de idades: 0 a 10 anos (03 óbitos); 11 a 20 anos (0 óbito); 21 a 30 anos (0 óbitos); 31 a 40 anos (02 óbitos); 41 a 50 anos (04 óbitos); 51 a 60 anos (08 óbitos); 61 a 70 anos (13 óbitos); 71 a 80 anos (12 óbitos) e acima de 80 anos (25 óbitos).

Atenta ao crescimento dos casos e óbitos por consequência da Covid-19, a Sesapi faz um alerta aos municípios para que aumente a vacinação da população, e que realize uma busca ativa daqueles faltosos para realizar à imunização. “Sabemos que a vacina é fundamental para a proteção e evitar os casos mais graves da doença, mas precisamos que nossa população complete todo o esquema vacinal. Por isso pedimos aos gestores municipais que façam uma busca ativa dos que precisam tomar as vacinas em todas as etapas e que reforcem à necessidade do uso de máscaras em ambientes fechados”, reforça o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES