Caldeirão Grande do Piauí enfrenta uma mudança inesperada no cenário político com a renúncia de Antônio Ildefonso Vidal Militão, candidato a prefeito pela coligação União Popular (PRD — Solidariedade). A renúncia foi oficializada na última quinta-feira, 19 de setembro de 2024, pelo juiz Enio Gustavo Lopes Barros, da 40ª Zona Eleitoral, conforme homologação do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).
O processo de desistência foi marcado por alguns trâmites burocráticos. Inicialmente, Militão apresentou o pedido de renúncia sem o reconhecimento de firma em cartório, o que gerou a necessidade de ajustes. Posteriormente, o candidato assinou o termo de renúncia em conformidade com a legislação eleitoral, como registrado nos documentos oficiais do cartório eleitoral.
De acordo com Resolução do TSE, a renúncia foi validada e homologada pelo juiz, gerando seus efeitos legais, inclusive com impacto no registro da candidatura ao cargo de vice-prefeito, parte integrante da chapa.
Com a saída de Militão da disputa, a oposição perde seu representante, deixando o pleito municipal com apenas uma chapa na corrida eleitoral. Filipe Gonçalves e Vianney Alencar, da coligação "Unidos pelo Desenvolvimento de Caldeirão" (PSD), agora são os únicos concorrentes aos cargos de prefeito e vice-prefeito, consolidando uma situação de candidatura única no município.
Conheça os demais candidatos únicos no Piauí:
Caridade do Piauí - Candidato: Clei Carvalho (PSD)
Jacobina - Candidato: Vanderlei Carvalho (MDB)
São José do Piauí - Candidato: Admaelton Bezerra (MDB)
Floresta do Piauí - Candidato: Claudionor (MDB)
Riacho Frio - Candidato: Jabes Junior (PSD)
Belém do Piauí - Candidato: Jonatas Noronha (MDB)
Bela Vista do Piauí - Candidato: Prefeito Neto (PT)
Cocal de Telha - Candidata: Karyne do Rodrigão (PSD)
Barra de Alcântara - Candidato: Mardônio Soares (MDB)
Santo Antônio dos Milagres - Candidato: Paulo Casimiro (PSD)
Antônio Almeida - Candidato: Marcelo Toledo (MDB)