Exclusivo Candidatas a vereadora de Teresina debatem na Rádio Jornal; veja os destaques!

O debate com Bianca Silva e Fernanda Azevêdo abordou temas significativos para Teresina, incluindo transporte público, saúde mental e políticas para a juventude.

Debate com as candidatas a vereadora aconteceu no programa Notícias da Boa. | Raíssa Morais/MeioNews
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O programa "Notícias da Boa", apresentado pela jornalista Cinthia Lages, na Rádio Jornal 90.3 FM, promoveu nesta quarta-feira, 25 de setembro, mais um debate com candidatas à Câmara Municipal de Teresina. A última edição deste pleito do projeto pioneiro contou com a participação de Bianca Silva (PSD) e Fernanda Azevêdo (Podemos). O partido MDB foi convidado, mas não indicou uma candidata para o confronto de ideias. 

O debate proporcionou uma plataforma para que as mulheres apresentassem suas propostas em um cenário onde representam a maioria do eleitorado, mas compõem apenas 33% das candidaturas na capital piauiense.

Leia Mais

Os temas abordados durante o debate refletiram questões cruciais para a cidade, como transporte público, saúde mental e políticas para juventude.

SAÚDE MENTAL

Candidata pelo PSD, a empresária Bianca Silva defendeu projetos para amplificar o acesso à saúde mental na capital do Piauí. Caso seja eleita, ela sinalizou que esta será uma das suas bandeiras na Câmara

"Precisa colocar profissionais da saúde e psicólogos em todas as esferas, não só na área da saúde, mas também na área da educação, porque é essencial a gente ter psicólogos atuantes, porque é uma demanda que a gente sabe que está só crescendo, cada vez mais. Até porque é nomeado como o mal do século, a depressão, a ansiedade. A gente não pode simplesmente fechar os olhos para isso. A gente precisa abrir os olhos para botar profissionais de saúde em todas as esferas, como eu falei, é de suma importância ter psicólogos na saúde, atuando em todas as esferas, com jovens, com crianças, com adultos, e fazendo aí políticas públicas que sejam de fato eficazes para a Teresina".

TRANSPORTE PÚBLICO

Candidata pelo Podemos, a estudante Fernanda Azevêdo pautou a defesa do transporte público de qualidade, citando especialmente as dificuldades encontradas pelos alunos pobres do município

"Bom, a falta de transporte é algo que, com certeza, perpassa o nosso campo estudantil. Então, uma coisa é a dificuldade que a gente encontra quando a gente consegue entrar na universidade; Outro ponto é você conseguir permanecer, porque do que adianta passar num curso, sendo que o ônibus geralmente fica atualmente na UFPI até 8 horas da noite e a aula encerra às 10. Então, isso faz com que o número de evasão, aumente, que atualmente está em torno de 46%. Como projeto, eu acredito que, acima de tudo, a gente tem que investir na qualidade do transporte público e aumentar, não só aumentar o transporte público, mas ter linhas que sejam realmente efetivas e que a gente não possa simplesmente ser levado como números de IPK, que é o índice por quilômetro rodado, que é esse trânsito atualmente. Então, eu acredito que, primeiramente, deve ser feito um estudo técnico-científico mostrando a dificuldade dos estudantes. Por exemplo, na UFPI, nós temos atualmente dez ônibus rodando, que é o 401, o que não resolve a demanda. Então, o que seria ideal? O ônibus saindo das quatro zonas de Teresina, para que, assim, a gente consiga ter efetivamente o transporte público de qualidade que funcione para toda a cidade".

A eleição municipal acontece no próximo dia 06 de outubro, em Teresina, são 29 vagas na Casa Legislativa

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES