Lailson Soares Guedes Rodrigues assumiu a liderança do Incra no Piauí, conforme nomeação oficializada no Diário Oficial da União, datada de 1º de março de 2024. O advogado, com uma sólida experiência de 15 anos na área jurídica e com foco em Direito Público desde 2011, traz em seu histórico profissional passagens por importantes órgãos estaduais, como a Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), o Departamento de Trânsito do Piauí (Detran) e a Secretaria Estadual de Administração (Sead).
Com um olhar voltado para a reforma agrária e o suporte às comunidades quilombolas, Lailson destacou sua intenção de priorizar as ações em favor dos assentamentos e alocar novas áreas para quem depende da terra para sobrevivência e trabalho. Ele ressalta a importância do diálogo constante com movimentos sociais, federações, sindicatos e a sociedade em geral como ferramenta para alcançar tais objetivos.
"Estaremos focados nas ações em prol dos assentamentos e na destinação de novas áreas para reforma agrária, para quem precisa de terra para viver e produzir. Também atuaremos no reconhecimento de territórios quilombolas. Para isso, trabalharemos em permanente diálogo com os movimentos sociais, federações, sindicatos e sociedade em geral”.
Lailson Rodrigues sucede Ícaro Carvalho, que deixou o cargo para se dedicar à sua pré-candidatura à Prefeitura de Oeiras. Ícaro, filho do memorável deputado federal Assis Carvalho (PT), enfrentará o desafio de se destacar na corrida eleitoral contra Dr. Hailton (Solidariedade) e o candidato apoiado pelo atual prefeito Zé Raimundo, possivelmente seu vice Zé Alberto, que deverá representar o PSD.