Coluna da jornalista Marta Santos
Segundo o parlamentar, ainda nesta semana, deve haver uma conversa com o deputado estadual, Dr. Hélio (MDB). O emedebista conta com o importante apoio do Karnak em Parnaíba
O pré candidato conta com o apoio do ex-prefeito do município, Dr. Aarão, além de outros politicios e lideranças locais.
Um panorama das vitórias e derrotas nas eleições municipais e as metas para o futuro.
O vereador, Dudu Borges (PT), foi criticado dentro do próprio partido por não ter comparecido à sessão extraórdinária desta terça-feira (02) na Câmara Municipal.
O vereador, Clistenes Moura, foi eleito como parlamentar de oposição no município. Atualmente, ele é da base aliada ao governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT).
Além disso, em nota, o partido decidiu pela suspensão de filiações de lideranças políticas com mandato para disputar a eleição proporcional.
Amorim destaca sua conexão com a comunidade, onde foi bem votada, revelando que a visita teve o propósito de entender os compromissos do Estado em relação à regularização fundiária.
O parlamentar quer o vereador Luís Lobão (MDB) como vice do deputado estadual, Fábio Novo (PT), próximo ano.
A "super-federação" nasceria com 150 deputados (União, 59; PP, 50 e 41 do Republicanos) e 17 senadores (União, 7; PP, 6 e Republicanos, 4).
Hoje o PL está dividido. O presidente da legenda em Teresina, vereador Leonárdo Eulálio, quer que a sigla esteja no guarda chuva do Palácio da Cidade, em 2024.
Em resposta ao parlamentar, o diretor do HU disse que a postura correta de quem quer ser prefeito de Teresina é a de "cativar aqueles que inicialmente não acreditaram" no projeto do Partido dos Trabalhadores
Com cerca de 15 nomes competitivos, a intenção é fechar a chapa com aproximadamente 29 a 30 candidatos, almejando eleger de 4 a 5 deles.
Até o momento, Luciano Nunes, presidente do PSDB no Piauí, é pré-candidato pela sigla e está rompido com o pré-candidato, Silvio Mendes.
"O problema é que o MDB apresenta um nome, e eu não tenho absolutamente nada contra esse nome, um nome que não voltou no nosso projeto", disse Fábio Novo
"O ex-deputado Luciano Nunes tem caráter, é preparado, tem experiência, é um excelente nome. Agora, vamos analisar a viabilidade eleitoral num momento oportuno", informou.
As taxas de inscrição são de R$ 130, para nível superior (analista legislativo), e de R$ 100, para nível médio (técnico legislativo especializado).
Com o retorno do deputado estadual a Casa Legislativa, quem volta a posição de suplente é o Progressista, Dogim Felix.
Até dezembro, a decisão entre Silvio e Luciano será resolvida, segundo Paulo Lopes.
Ainda segundo o deputado estadual, apesar de Marcos Aurélio (PSD) declarar apoio a pré-candidatura de Paulo Márcio, o PSD deve declarar apoio a Fábio Novo (PT).
Apesar das queixas, Lira reitera que não vai ceder a pressões externas e nem ao fogo-amigo.
“Tenho certeza que ele será um ótimo prefeito para a capital”, disse o parlamentar.
"Estamos esperando a janela para a gente mudar de partido. Mas não foi decidido o partido que vou me filiar ainda, mas essa decisão vai ficar para 2026”, informou a deputada.
A manifestação pública de apoio aconteceu na manhã desta segunda-feira (20) e contou com a presença do governador em exercício, Themistocles Filho
Ele também conta com o apoio da prefeita, Carmelita Castro (PT), e do deputado estadual Hélio Isaias (PT).
Agora, dois pré-candidatos petistas estão no páreo: o secretário de obras de José de Freitas e o vice-prefeito, Antônio Abreu (PT).